E-mail

blogalemdacurva@gmail.com

Vivemos uma fase intensa da geração que dizia que a chave para o bem estar pessoal é o tal do “larga tudo e vai viajar” ou que “viajar é questão de planejamento”.

Mas, o que você realmente tem para largar? Como que planeja os custos de uma viagem ganhando um salário mínimo e tendo toda uma casa pra sustentar?

Hoje o que mais se vende são ideais para uma classe media/alta que acha que pode tudo. A desigualdade é imensa no Brasil, muitos não tem nem saneamento básico e a gente vai falar que a pessoa não viaja porque não se planeja?

Até quando a Terra vai ser capaz de nos manter?

Quantos deficientes podem viajar para qualquer canto com acessibilidade?
Mulher largando tudo e viajando sozinha, mas e se ela for mãe, e ainda mais mãe solteira?
Quantos pretos influenciadores de viagem você conhece e segue?

A gente vende o sonho, mas não é todo mundo que tem o direito de sonhar.

Olhar nossos privilégios não é deixar de ir viajar. É só ter um pouco de noção ao reproduzir frases feitas, como se fossem simples assim.

Quem é que pode ser good vibes?

Tem muito viajante que pega carona e utiliza Couchsurfing pela filosofia do negócio, não porque falta grana. Tem quem viaje assim porque não tem dinheiro para ir de outra forma também, mas se não é o teu perfil esse estilo de viagem mais “roots”, como faz?

Se sente um fracassado por não conseguir seguir a receita que passam sobre como viajar sem grana?

Não falta vontade, não é questão de priorizar uma coisa à outra, NÃO É FALTA DE PLANEJAMENTO!

Até pouco tempo muitos de nós vivíamos endividados para poder fazer aquela viagem das férias, e hoje, com certeza, há muitas facilidades. E devemos sim mostrar essas possibilidades que se abriram, mas falar como se o outro não viajasse porque não planejou direito? Isso é exclusividade de uma bolha!

Meu pai me fez mochileira

Precisamos ser mais críticos e não cair em conversinhas como “a incrível geração que largou tudo e foi viajar” ou “viajar é questão de priorizar uma coisa à outra, se planeje!”.

Juliana Saueia

Juliana é atriz, escritora e bacharel em Direito. Vive com os pés na estrada e a cabeça em outros planetas.

Artigos recomendados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: