Como se locomover por Nova York

Como se locomover por Nova York

Como podem imaginar, não é tão difícil se locomover em Nova York, a cidade recebe vôos de todo canto do mundo, então fica fácil voar para lá, seja em voo direto ou com conexões.

Nesse post vamos contar todas as maneiras para você passear por lá e explicar um pouco sobre cada área da cidade para que você não fique confuso quando for viajar para Nova York. Já adianto que o sistema de metrô da cidade funciona muito bem e aqui embaixo você encontra as opções de bilhetes existentes para cada tipo de viagem.

Chegando no aeroporto: existe metrô (que leva para todo canto) dentro do aeroporto internacional JFK, o táxi é muito caro e não vale a pena, no máximo se metrô não for a sua praia, peça um Uber.

LEIA MAIS:
Qual a melhor época para visitar Nova York
Onde comer em Nova York
Onde ficar em Nova York – dicas de hospedagem

Como se locomover por Nova York

A cidade tem, praticamente, um metrô a cada esquina de tão bem servida que é. Aconselho pegar o metrô para ir de uma região à outra, mas caso vá fazer muitas paradas turísticas no caminho, melhor fazer o roteiro a pé, é muito bonito e tranquilo fazer caminhadas, recomendo. A cidade tem muito trânsito, vira um caos mesmo, então táxi ou uber só em última opção.

Dica: por ser bem extenso e completo, vale a pena baixar um mapa do metrô de NY para não se atrapalhar e se perder com tantas linhas e paradas. Clique nesse link para ver o mapa do metrô de Nova York em pdf. E lembre-se: ele é um metrô bem completo, mas não é bonito, nem muito limpo.

A ilha de Manhattan é a área mais turística e dividida em:

EAST SIDE: área que abrange a Quinta Avenida e o East River.

WEST SIDE: área que fica entre a Quinta Avenida e o Hudson River.

UPTOWN: tudo que fica acima da 59th St – a parte norte de NYC.

MIDTOWN: área entre a 14th St e 59 St.

DOWNTOWN: área abaixo da 14th St – a parte sul da cidade.

É sempre importante verificar, inclusive antes de entrar na plataforma do metrô, se aquela entrada te levará para seu destino correto ou não. Algumas tem acesso apenas para uma região, por exemplo Uptown.

Se você estiver indo em direção a Downtown, não conseguirá pegar nenhum trem ali. Fique sempre de olho nesses dois sentidos e para qual você precisa ir.

Caso você entre na plataforma errada, o mais aconselhável é embarcar em um trem e descer em uma estação que tenha plataforma para os dois sentidos, assim você apenas sai de um metrô e já entra no outro com o destino correto. Parece confuso mas uma vez que você começar a usar o metrô por lá, não irá mais esquecer como funciona.

Que bilhete comprar para utilizar o transporte público de Nova York?

Você pode comprar o bilhete unitário, chamado de Single Ride Ticket, que custa $ 3,00 e você usa apenas em uma passagem, seja de ônibus ou metrô. Aconselho apenas se você for utilizar muito pouco transporte público.

A melhor opção é Metro Card, o cartão magnético que você também utiliza tanto para ônibus quanto para metrô e que pode recarregar quantas vezes quiser. Aqui o valor de cada passagem sai por $ 2,75. Você consegue adquiri-lo dentro das estações de metrô e em algumas lojas também.

Caso vá ficar um período grande na cidade e pense em utilizar bastante transporte público, pode optar por comprar o cartão Metro Card Unlimited Ride para 07 ou 30 dias. Você pagará um preço único e poderá usar quantas vezes quiser nesse período, sem limitações. O valor do cartão para 07 dias é de $ 32,00 e para 30 dias $ 121,00.

O uso desse cartão é individual e nem tente dar uma de espertinho pois após você passar o cartão em uma estação, ele estará bloqueado para passar nela novamente por algum tempo. Para adquirir o cartão Metro Card você pagará $ 1,00 pela emissão dele.

Ah, mas quero pagar o transporte público em dinheiro, posso? Somente o ônibus, pagando em moeda e com o valor exato da passagem. Você consegue fazer baldeação gratuita entre ônibus e metrô no período de 02 horas usando o Metro Card.

Lembrando que existem ônibus locais e ônibus expressos, sendo estes últimos mais caros. Clique aqui para ver os mapas dos ônibus de cada região de Nova York. 

Além das estações de metrô, você pode comprar o Metro Card em farmácias e bancas de jornais.

LEIA MAIS:
Vida noturna em Nova York
Principais pontos turísticos de Nova York
Nova York fora do óbvio

Ok, mas e o táxi?

Pegar táxi em Nova York não vale muito a pena por conta do trânsito e pela cidade ter um transporte público bem abastecido. Porém, caso tenha o sonho de esticar o braço e ver um carro amarelinho parando pra você ou prefira o conforto de um carro, vá em frente!

Tente utilizar aplicativos como o Google Maps para ver a rota mais rápida até o seu destino e peça para o taxista trafegar por ela. E não esqueça de dar gorjeta, isso é muito comum por lá. Você também pode optar por pegar um Uber na cidade, não deixe de conferir a tarifa no aplicativo.

Caso queira visitar outras cidades a partir de NY, vá até Penn Station e pegue um trem. Você não precisa chegar com muita antecedência para comprar o bilhete.

LEIA MAIS:
O que fazer na Filadélfia em 1 dia

Se quiser visitar New Jersey ou acabou encontrando boa opção de hospedagem por lá, uma alternativa para ir e voltar de NJ à NY é utilizar o sistema de trens Path, sendo que cada bilhete deve ser comprado separadamente, pois não aceita Metro Card.

Seguro Viagem: EUA
AC 150 + TELEMEDICINA AC 150 + TELEMEDICINA Assistência médica USD 150.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 23/dia*
TA 100 TA 100 Assistência médica USD 100.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 25/dia*

PLANEJE SUA VIAGEM!

Toda reserva que você faz por um link aqui do blog eu ganho uma pequena comissão, enquanto você não paga nada a mais por isso. E ainda ajuda a manter o Além da Curva no ar, com muitas novidades sempre.

Então, que tal reservar?

Hospedagem com ótimos preços pelo Booking.

Aluguel de quarto ou apartamento pelo Airbnb.

Seguro viagem pela Seguros Promo.

Chip internacional com a Viaje Conectado.

Você pode gostar

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *