Praias do Litoral Sul da Paraíba

praias do litoral sul da Paraíba

As praias mais famosas da Paraíba ficam no litoral sul do Estado e são belíssimas, realmente. Em um dia, se você estiver de carro, consegue passar por todas elas e parar em uma ou duas para curtir mais tempo (foi o que eu fiz).

Caso você seja daquele tipo que quer conhecer cada cantinho de cada praia sossegado (e tenha tempo para isso também né) faça as contas aí e separe bem os seus dias.

Eu visitei em julho de 2018 e tinham muitos turistas nas principais praias: Tambaba e Coqueirinho. Nas outras a maioria, que vai de excursão, acabam só passando rapidinho, então se quiser fugir da muvuca, sugiro que fuja de ficar muito tempo em uma dessas duas praias.

Falando em excursões, se você está sem carro acredito que essa seja a melhor forma de chegar até as praias porque o acesso de ônibus é bem complicadinho e com horários muito trancados. Além do que, eles não param perto de todas as praias, te limitando muito o que poderá conhecer. Aqui, infelizmente, não encontrei outra maneira. A não ser que você saia pedindo carona, o que é possível sim.

As empresas geralmente oferecem passeios divididos entre as praias, sendo parte delas em um dia e a outra metade em outro dia. O valor não é dos mais baratinhos, mas terá conforto e sossego de saber que chegará e sairá de cada praia tranquilamente, sem desespero de não prever se conseguirá voltar para casa.

Ah, você também pode fazer o passeio via buggy e assim consegue fazer todas as praias que estiver afim de uma só vez.

Há a opção, também, de contratar um taxista e combinar com ele tudo que quer ver. O preço vai ser MUITO maior, porém se estiver com mais 03 pessoas, talvez até valha a pena dividir esse valor e conhecer tudo que quiser em um só dia. Economizando no tempo também, caso ele esteja apertadinho.

Mas vamos ao que interessa: as praias do litoral sul da Paraíba! Elas ficam, a sua maioria, na cidade do Conde, portanto já não fazem mais parte de João Pessoa, mas segue a mesma linha de Cabedelo: é tão próxima que acaba se confundindo com a capital paraibana.

LEIA MAIS:
O pôr do sol em Cabedelo, na Paraíba
O que fazer em João Pessoa

Quais são as praias do litoral sul da Paraíba?

  • Barra de Gramame:

Ainda faz parte de João Pessoa, uma praia super tranquilinha, com bem pouca infraestrutura. Vi muitos buggys passeando por lá e como foi a minha primeira parada, estava tudo bem deserto. Chegou depois uma galera com excursão, mas ainda assim não tinham muitas pessoas.

O rio forma uma lagoa e em frente à ela fica um quiosque com cadeiras e mesas. De final de semana, me contaram, é um local que atrai muitos ônibus de cidades vizinhas.praias do litoral sul da Paraíba

  • Praia de Tabatinga:

Essa praia já fica na cidade do Conde e tem a característica mais rústica. As falésias dão um charme a mais no visual e possui um mirante super bonito antes de chegar de fato na areia.

A água tem uma cor linda, principalmente quando o sol bate. Achei muito convidativa justamente pela vibe mais sossegada, com apenas um bar e a natureza ao redor. É uma praia de veraneio, que atrai muitos moradores da Paraíba de final de semana.

  • Praia Bela:

Praia com uma estrutura bem maior, rodeada de mesas e cadeiras, onde os moradores fizeram um comércio local, muitos quadriciclos e buggys ao redor, eu não desci para ver o mar direitinho pois não me apetece lugares lotados.

Lá existe um pequeno maceió dividido do mar por uma faixa de areia.

  • Praia de Tambaba – praia de nudismo:

Foi a praia que eu mais gostei e pasmem, ela fica lotadinha! Mas ela forma piscinas naturais super deliciosas e até encontrei um pedacinho mais vazio para ficar sossegada um tempinho tomando banho de mar sozinha perto da área da entrada da praia de nudismo.

Nudismo? Siiiim, ali é dividida em duas: a área para quaisquer banhistas e uma outra (que dizem ser liiinda) para os praticantes do naturismo. Eu não tive coragem de entrar, mas acho sinceramente que fui bem boba, porque geralmente quem frequenta esse tipo de praia já está muito acostumado com essa prática e não fica reparando nos corpinhos alheios não, sério.

Dizem que essa parte é ainda mais bonita do que a área aberta pra todos, então imagino o quão bela não é, pois me apaixonei por Tambaba.

Homens só entram na parte de nudismo acompanhados de alguma mulher, já as mulheres podem entrar só. E precisam deixar todos seus pertences do lado de fora, não é permitido câmeras e tem um segurança na entrada para garantir a privacidade e o respeito de todos.

Acredito que a beleza da praia se dê muito pela vibe naturista mesmo, que tem uma prática de preservação maior da natureza.

  • Praia do Coqueirinho:

A praia mais famosa da região e, por consequência, a mais lotada e com maior infraestrutura de todas.

Eu, particularmente, não curti tanto ficar por lá, mas no geral as pessoas costumam gostar muito. As ondas estavam mais fortes e já não haviam mais piscinas naturais formadas quando cheguei nela.

Foi lá que almocei e deixei um rim e meio como pagamento.

A praia vista de cima é realmente linda, com coqueiros praticamente enfileirados embelezando ainda mais a paisagem. Do lado esquerdo fica um canto mais gostosinho de entrar na água, quase uma grande piscina de tão calma que é.

Ambos os lados ficam lotados mas ali eu achei mais gostosinho de ficar, poder estender a canga embaixo de um coqueiro para fugir um pouco do sol quente que fazia e não precisar pagar para utilizar a estrutura de mesa e cadeira dos bares/restaurantes.

Não deixe de visitar o Cânion do Coqueirinho com falésias coloridas super lindas.praias do litoral sul da Paraíba

  • Praia do Amor:

Foi a última praia que visitei e na verdade parei mais para passar debaixo da pedra do Amor, apenas, porque já estava tarde e precisávamos voltar.

Diz a lenda que o casal que passa de mãos dadas ali embaixo terá amor eterno e a pessoa solteira que passar e fizer um pedido, ele se realizará. Na dúvida minha gente, fazemos exatamente como manda o protocolo.

Me pareceu um lugar bem tranquilo também, sossegado ao extremo e não me recordo de ter estrutura para alimentação.praias do litoral sul da Paraíba

LEIA MAIS:
O que fazer em Cabaceiras, no cariri paraibano
Lajedo de Pai Mateus
O que fazer em Areia, na Paraíba
Barra de Mamanguape PB

 

Você pode gostar

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *