Venha descobrir o que fazer no Jardim Botânico, um pequeno bairro do Rio de Janeiro que leva o nome de sua atração mais famosa.
LEIA TAMBÉM:
Onde se hospedar no Rio de Janeiro
O que fazer no centro do Rio de Janeiro
Não existe estação de metrô no bairro, portanto a maneira mais fácil de se chegar até lá é de ônibus ou uber, caso não esteja de carro.
Se gostar de andar e estiver pelo bairro de Ipanema, você consegue chegar até o Jardim Botânico a pé, tanto o bairro quanto a atração turística, contornando parte da Lagoa Rodrigo de Freitas.
Inclusive, é um ótimo passeio, podendo até alugar uma bicicleta. O trajeto dura um pouco menos de 01 hora de caminhada.
O que fazer no Jardim Botânico – RJ
– Parque Lage
Com entrada gratuita, esse é um programa muito gostoso de se fazer no bairro do Jardim Botânico, no RJ.
05 coisas (quase de graça) para fazer entre Copacabana e o Leme
O Parque Henrique Lage é um antigo engenho de açúcar. Ele foi tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio histórico e cultural da cidade do Rio de Janeiro.
Podemos conhecer um casarão do século XIX, onde funciona a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, que possui cursos e palestras, dentre outras atividades.
No centro desse casarão fica a piscina, tão famosa em fotos pelo Instagram afora, e ao seu redor um restaurante que funciona para café da manhã, almoço e janta. O café da manhã por ali, inclusive, é bem concorrido.
Sendo um espaço muito agradável e bonito, o Parque Lage reúne cariocas e turistas para sessões fotográficas, piqueniques e atividades ao ar livre que ocorrem em alguns finais de semanas ou feriados.
São 52 hectares de muita natureza e arte. É tudo encantador, tanto as palmeiras, o aquário, os lagos, as ilhas artificiais, as cavernas, quanto estar aos pés do morro do Corcovado.
No Parque Lage ficamos em meio à floresta nativa de Mata Atlântica.
Existe, aliás, uma trilha até o Corcovado saindo dali, mas que não é recomendada para iniciantes.
Funciona todos os dias das 09h às 17h.
Endereço: Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico.
Entrada: gratuita, porém deve-se retirar o ingresso antecipadamente pelo site da Sympla.
– Café da manhã no La Bicyclette
Além do Bistrô Plage, dentro do Parque Lage, um outro local conhecidinho e que é uma boa pedida para tomar um bom café da manhã no Jardim Botânico, é o La Bicyclette.
Você encontra combos para 1, 2 ou mais pessoas. No dia de minha visita fui com a minha irmã e como não estávamos com tanta fome, pedimos o café da manhã para uma pessoa, que nos satisfez.
Nele veio café, alguns tipos de pães artesanais, croissants, geleias, manteiga e nutella. À parte pedimos um suco e um chocolate gelado.
Há também a possibilidade de pedir sanduíches, saladas, sopas, combos mais completos de café da manhã e muitas outras opções.
Endereço: Rua Pacheco Leão, 360, loja D – Jardim Botânico.
– Jardim Botânico
Pode colocar Tom Jobim pra tocar e se imaginar numa novela de Manoel Carlos, porque é exatamente assim que a gente se sente andando pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Aqui é outro ponto excelente para ensaios fotográficos e você encontrará muitos profissionais e amadores fazendo vários clicks em cada cantinho fofo do local.
Dos 137 hectares, 55 são abertos ao público e teve sua fundação feita por D. João VI como Jardim de Aclimação e Real Horto.
Também foi tombado pelo IPHAN e definido como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pela Unesco.
São várias trilhas que você pode percorrer, encontrando ao longo do caminho estátuas, chafarizes, fontes, esculturas, vitórias-régias, bustos, ruínas, plantas exóticas, carnívoras e medicinais, e árvores das florestas atlântica e amazônica.
No trajeto há, também, o Museu do Meio Ambiente, Palmeiras Imperiais, lagos, Estufa de Plantas insetívoras, Árvore do Viajante, o Museu Sítio Arqueológico Casa dos Pilões, um Jardim Mexicano, Orquidário, Herbário, o Portal da Antiga Academia de Belas Artes, Roseiral, um Jardim Japonês e tantos outros espaços incríveis.
Conheça o Mirante do Leblon
Praia da Joatinga, no Rio de Janeiro
Horário de funcionamento: segundas-feiras das 12h às 17h e terças à domingos das 08h às 17h.
Preço: R$ 27,00 (para residentes no Brasil). A compra do ingresso pode ser feita de forma antecipada pelo site ou na bilheteria (apenas no dinheiro).
Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico.
– Cachoeira do Horto
Antes, preciso avisar:
1. Ela não fica exatamente no bairro do Jardim Botânico, mas seu acesso se dá pela Rua Pacheco Leão, e esse sim fica no Jardim Botânico.
2. As fotos são de uma cachoeira no Parque da Tijuca, mas meramente ilustrativas, pois não são da Cachoeira do Horto especificamente.
Bom, a Cachoeira do Horto fica no Parque da Tijuca, que contém outras cachoeiras também, inclusive a mais famosa é a Cachoeira do Chuveiro.
No dia que visitei o parque parei em duas cachoeiras aleatórias pelo caminho e, por isso, não prossegui até a do Horto, pois já estava tarde.
Para chegar até ela é preciso fazer uma trilha que é sinalizada mas tem subida íngreme, embora não seja demorada. Leve tênis e água para se hidratar.
MAIS DO RIO DE JANEIRO:
→ Zona Portuária do Rio de Janeiro
→ O que fazer na Lapa e em Santa Teresa
→ Bate e volta Rio x Petrópolis
→ A cidade que me devolveu os sorrisos
O Jardim Botânico no Rio de Janeiro é maravilhoso! Amo passeios em meio à natureza e estou com muitas saudades. Adorei todos os atrativos que você elenca aqui. Na minha próxima visita ao Rio, incluirei uma revisita ao Jardim!
Adorei suas dicas do que fazer no Jardim Botânico. Na minha última visita ao Rio finalmente consegui visitar o bairro e algumas atrações. Me surpreendeu bastante!
Infelizmente não sabia que o acesso para a Cachoeira do Horto fica por ali, pois poderia ter aproveitado para ir lá também!
Abraço
Maravilhoso seu post. Eu amo o Jardim Botânico, sempre levava meus filhos pequenos para passear por ai. Suas dicas do que fazer no JB estão 10. Parabéns !
Das (muitas) belezas desse lindo Rio de Janeiro. Já visitei, mas não sabia que tinha tanto o que fazer no Jardim Botânico. Gostei especialmente da ideia do café da manhã, minha refeição favorita. Tentei uma vez no Parque Lage, mas estava tão lotado, que desistimos. 🙂
Esse bairro é muito especial para mim, por muitos anos passei em frente ao Jardim Botânico e Parque Lage (para ir a Pós e depois para levar meu baby a creche), tenho fotos gravida nos parques, tenho ótimas recordações do meu filho correndo por esses espaços lindos.. Adorei as dicas do que fazer nele e fiquei com água na boca do café da manhã.
Adoro o bairro do Jardim Botanico no Rio!! é muito charmoso e com varias atracoes. viajei ao Rio com seu post e deu pra matar so um pouquinho as saudades.
Me sinto envergonhada de ter ido tantas vezes ao Rio de Janeiro e não ter conhecido o Jardim Botânico. Achei muito legal teu post sobre o que fazer no Jardim Botânico – RJ. as fotos por si só, desvenda quão lindo é o local. Valeu!!
Eu não me conformo que já fui ao Rio tantas vezes e não visitei o jardim botânico! Ele é lindo e cheio de atrações! Adorei muito teu post
Eu visitei o Jardim Botânico e achei fantástico! Já o Parque Lage ainda não conheço, acredita? Que vista maravilhosa do Cristo! Quero muito conhecer! Também quero tomar banho na cachoeira do Horto! Abs!
Acho o Rio de Janeiro uma das cidades mais lindas do mundo, e esse Jardim Botânico ainda não pude conhecer, mas quero muito. Obrigada pelo post!!
Eu acho esse Parque Lage lindo demais e é um dos lugares que eu mais quero conhecer no Rio pós pandemia.
Como o RJ é lindo! O Jardim botânico também está na minha lista. AMO demais!
Cintia, o bairro do Jardim Botânico do Rio de Janeiro é realmente lindo, faça a visita assim que for seguro porque irá se encantar mesmo.
Ali é seguro ? Tem chance de ser assaltado ? Tem policiamento direto lá ?
Sabe como é né , o RJ não é para amadores !
Oi Mauricio, o bairro do Jardim Botânico em si é um bairro nobre da Zona Sul do Rio. Há sim policiamento, mas é aquilo né, não dá pra dar bobeira como em qualquer canto do país.
Mas nunca me senti insegura por ali não. Dá para andar nas ruas e passear de boa. Faço bastante isso por ali. Os cuidados normais de quando saímos na rua, mas não é nem de longe um dos locais mais perigosos do Rio.