Frases sobre depressão: 05 frases que não ajudam a pessoa doente

frases sobre depressão

Todo mundo tem sempre um pitaco para dar quando o assunto é depressão. Tem quem diga que é frescura e tem quem tente ajudar.

Nessas tentativas de ajudar, muitas frases podem acabar sendo ditas que, ao invés de fazer bem para a pessoa depressiva, podem piorar o quadro dela.

Já chega de falarmos frases genéricas que todo mundo sempre falou com a “intenção de ajudar”. Até porque se você tem vontade de realmente melhorar aquela pessoa, você não repete o que todo mundo diz, você analisa, observa a situação, a vida pessoal daquela pessoa, o meio em que ela vive e pondera o que faz sentido naquele caso.

Se cada pessoa é única, como utilizarmos jargões universais para todas esperando que ajude?

Quem quer ajudar, pensa no outro.

Na experiência que tanto eu como a minha irmã temos sendo depressivas, existem frases que a maioria das pessoas soltam, parecendo robôzinhos que só repetem o que foram programadas a dizer. E muitas dessas frases machucam. Não nos sentimos acolhidas em momento algum.

Como cuidar de um depressivo

Frases sobre depressão que não ajudam a pessoa doente:

1. “Você precisa se ajudar e focar em outras coisas”

A pessoa que fala algo desse tipo é realmente ignorante sobre o assunto depressão.

Não é uma doença onde existe um botãozinho de liga e desliga, onde podemos apenas apertar e ter vontade de sair da cama *se quisermos*. A depressão derruba, nos tira a motivação e até o ato de levantar da cama se torna muito pesado.

A gente não controla o estado que estamos. É muito difícil a gente se ajudar se muitas vezes nem sabemos o que estamos sentindo além da desmotivação profunda. Como que alguém assim vai resolver tudo sozinho? Precisamos de ajuda.

Podemos levar anos de tratamento com um psicólogo para encontrar o núcleo dos nossos problemas.

Não é como se, magicamente, decidíssemos que vamos parar de sofrer e o sofrimento vai embora. Ninguém quer ficar na posição de tristeza profunda. Acredite, a pessoa depressiva não sofre porque quer.

Sobre estar sol e sentir frio

2. “Você precisa ter mais fé na sua vida/Precisa encontrar uma religião/Isso é falta de Deus”

Essas são variações de frases extremamente complicadas por tantos motivos.

Primeiro que ninguém é obrigado a ter uma religião ou acreditar em uma divindade. Um ser humano estar feliz ou triste independe de suas crenças religiosas. Tem muitas pessoas alegres e saltitantes ateias, do mesmo jeito que encontramos muitas pessoas tristes e desanimadas cristãs fervorosas.

Eu tenho a minha fé, minha irmã não tem fé alguma. As duas tem depressão e momentos onde gostariam de ser engolidas pelo mundo.

A crença religiosa é muito poderosa. Tem sim pessoas que se agarram nisso e conseguem dar um passo adiante na vida.

Outra coisa: se a depressão da pessoa é tão profunda convertendo essa pessoa em suicida, você não sabe qual o motivo dessa pessoa querer se matar. Se apegar demais à espiritualidade pode ser justamente o motivo que essa pessoa encontra para morrer e sair desse mundo terreno.

Por isso é até perigoso utilizar dessas frases, porque querer que alguém se apegue a algo espiritual para continuar vivendo pode ter justamente o efeito contrário. Não sabemos qual o gatilho e onde aperta na vida de cada indivíduo.

E na realidade não precisamos só de um Deus ou coisa parecida, na maioria das vezes precisamos de pessoas presentes para nos ouvir e acolher, apenas.

Tudo que eu conheço é sofrimento

3. “Tem pessoas em situações piores do que a sua”

Primeira coisa: TODAS AS PESSOAS TEM PROBLEMAS. E um problema que é o fim do mundo para mim, para você pode ser algo tranquilo de passar. E vice-versa. Fica difícil julgar o que machuca e magoa alguém quando não estamos na pele daquela pessoa.

As nossas tristezas importam. Ninguém sabe o que se passa pela cabeça da pessoa depressiva e tudo o que a levou a estar em tamanha dor.

Outra coisa, essa é a clássica frase de quem não quer nos ajudar e nos reprime de uma forma mais velada. E reprimir tudo que sentimos porque não vemos espaço para falar, afinal, tem sempre alguém passando por algo maior do que eu, vai juntando tudo em um espaço muito pequeno do nosso ser.

E aí quando a pessoa repara, está explodindo e nem sabe o porquê.

Se alguém está se sentindo sufocado por algum problema, precisa falar. Só que ao começarmos a falar, alguém vem com esse tipo de frase e nos faz engolir tudo.

Diminuir a dor do outro constrange a pessoa que precisa colocar seus sentimentos para fora. Daí ela nunca vai falar de nada com ninguém porque logo vem essa crítica de que sua dor é banal, afinal, sempre vai ter alguém sofrendo mais do que ela.

E problemas não falados – não importa a magnitude deles – são problemas que vão vir a tona de um jeito ou de outro.

Se não vier a tona falando, vem com a explosão de várias formas: em tentativas de suicídio, automutilação, gritos e estresse que vem “do nada” com alguém que não tem nada a ver com a situação, com a comida, com a bebida, com drogas, etc.

As pessoas precisam saber que o que elas sentem importa, é válido e que ninguém pode menosprezar a dor de ninguém.

Além da Curva

4. “Pense positivo!”

Quantas pessoas com depressão já escutaram que era só olhar no espelho e pensar positivo que tudo daria certo em sua vida?

Spoiler: ISSO NÃO FUNCIONA!

O primeiro ponto a se levar em consideração é de que muitas vezes a pessoa tem uma mente que não a deixa ver nada de positivo no mundo. Ela olha no espelho e só enxerga infelicidade, ela abre a janela do quarto e só vê desgraça.

Olhar o lado bom das coisas não é só questão de ajustar o pensamento quando se tem uma doença que traz na sua mente as piores imagens do mundo.

Mesmo durante a depressão vamos ter momentos felizes, que enganam tanto quem está sentindo, quanto quem convive com um depressivo, por achar que ele está melhor. A questão é que não conseguimos evitar nossos sentimentos, seja amor, seja raiva, seja felicidade, seja tristeza.

Mas como já enfatizei em vários momentos desse texto, a depressão é uma doença. Mesmo que você esteja em um dia um pouco mais sereno, a depressão ainda está lá com você.

E mandar alguém pensar positivo pode machucar de tantas formas. Essa pessoa pode se frustrar tanto por não conseguir ver nada de positivo no mundo nos piores dias da doença e esse tipo de frase dá um atestado a ela de que ela é realmente uma pessoa desafortunada.

Seria muito fácil se o pensar positivo fosse tão simples quanto as pessoas falam. Ninguém cura dor de cabeça, câncer ou um corte na pele apenas pensando positivo. Porque insistem em achar que transtornos mentais seriam assim?

Como qualquer outra doença, na depressão a pessoa também precisa de cuidados médicos e carinho de amigos e familiares.

Outro ponto problemático dessa frase é que a pessoa que a recebe acha que não deve falar dos sentimentos negativos dela para os outros, porque só vão querer escutar as coisas boas da vida. Mas todos os seres humanos são feitos de sentimentos bons e ruins.

Para todas as vezes em que eu não segurei a barra

5. “Você é forte e você vai passar por isso”

Particularmente essa frase não me incomoda tanto quando vem acompanhada de um carinho e uma atenção reais por parte de quem a falou. Mas entendo quando muitos reclamam pelos motivos abaixo.

Cada pessoa é forte a sua maneira, mas dizer para alguém que ela vai passar por esse momento difícil no momento em que essa pessoa está devastada, não ajuda muito.

Quando alguém está olhando de fora ela tem outra percepção do assunto. Às vezes acham que já passamos por tantas coisas que vamos conseguir superar “mais uma”. Tem problemas que demoram muito para enfrentarmos e ao escutar que somos fortes, colocamos dentro da gente que já estamos prontos praquilo. E talvez não seja a hora certa.

E cada ser humano é diferente, não sabemos se naquele momento essa pessoa vai realmente conseguir passar por aquilo de maneira fácil. Apenas deixe a pessoa passar e viver o que ela tá passando e sentindo, e ajude da forma que você pode, muitas vezes apenas escutando o que ela tem a dizer (o que muitas pessoas não escutam), deixando, assim, que ela dê voz aos seus monstros.

Outro ponto que vem a tona quando ouvimos que somos fortes é o do isolamento. Como se estivesse tudo bem essa pessoa estar passando por aquilo, porque ela aguenta. E não, não está tudo bem, a gente não quer ter que aguentar toda essa carga que se instalou no nosso corpo e na nossa mente.

Você pode ser forte e muitas vezes você é forte, mas em muitos dias a gente não quer escutar que é forte, queremos ouvir que somos vulneráveis e que podemos demonstrar nossas fragilidades.

Sobre não me reconhecer

Então, como ajudar?

Não tente rebater com soluções lógicas. A depressão é uma doença que confunde muito a gente. Só precisamos do amor. E o afeto não é lógico, é sentido.

A pessoa depressiva não precisa de palavras rebuscadas, mas de atos que mostrem que você está apoiando-a.

Nem sempre tentar apontar soluções para combater a tristeza profunda vai funcionar. No meu caso nunca funcionou. Incentive a ida ao psicólogo e ao psiquiatra. Esteja preparado para dar um abraço e não para dizer frases prontas.

Tire um dia que você estiver tranquilo e puder ir na casa dessa pessoa, e vá. Faça uma refeição para ela, um café da manhã, almoço, café da tarde ou uma janta. Pergunte se ela esteve em condições de fazer faxina em sua casa na última semana e se ofereça para ajudar. Leve ou mande entregar um chocolatinho ou algo que você saiba que ela gosta.

Tarefas do dia a dia ficam extremamente pesadas quando temos depressão e esses gestos ajudam tanto. Lembro até hoje do dia que me ofereceram ajuda para limpar a minha casa. Eu me senti tão leve, como há meses não conseguia. Porque manter minha casa limpa estava exigindo muito de mim, que nem sair da cama queria. E isso ficava na minha mente. Afinal, junto com a doença e toda dor que vinha com ela, eu ainda me martirizava porque, por conta da depressão, eu não era capaz de manter minha casa limpa como gostaria.

Com a depressão não precisamos escutar frases mirabolantes, porque é no cotidiano que pesa. Encontre algo que pareça corriqueiro e pergunte se essa pessoa precisa de ajuda com isso.

Hoje eu vou aproveitar o fundo do poço

Juliana Saueia

Juliana é atriz, escritora e bacharel em Direito. Vive com os pés na estrada e a cabeça em outros planetas.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *