Porque assistir Australian Survivor – a versão australiana do melhor reality show

australian survivor

Já contei sobre a minha paixão pelo reality show americano Survivor e aqui eu venho dizer os motivos pelos quais me apaixonei pela versão australiana, o Australian Survivor, que é simplesmente maravilhoso, tanto quanto a versão dos Estados Unidos.

Inclusive, por ser um reality show que está na televisão há muitos anos, Survivor US tem seus bons e maus momentos, com temporadas arrastadas e outras que brilham.

LEIA:
Introdução a Survivor

Na minha humilde opinião, Survivor AUS tem uma qualidade muito boa e um nível de jogo excelente. A temporada mais chatinha, ainda é muito boa comparada com muitas da versão original. Claro que a versão australiana de Survivor é mais recente e conta com 09 temporadas – a mais nova está em exibição neste momento: Australian Survivor Blood x Water, um tema que rendeu de forma positiva na versão americana.

Inclusive, a produção australiana adora trazer grandes temas como chamariz do jogo, coisa que atualmente os americanos já estão deixando de lado.

australian survivor
Foto: Reprodução

Por mais que sejam 09 temporadas ao todo, as duas primeiras eu não assisti haha. Elas são mais antigas, de 2001 e 2006 respectivamente. Eu passo a contar pela 3ª temporada, de 2016, que trouxe o nível de jogo que vemos hoje.

Inclusive tem quem conte a temporada de 2016 como a 1ª, o que pode confundir.

Porque assistir Australian Survivor:

O formato do jogo é o mesmo, com as mesmas regras e as mesmas frases de efeito e estética, embora na versão australiana tenha um pouco mais de vantagens saindo dos buracos (falo mais disso no tópico abaixo), mas é muito legal ver a forma como os australianos enxergam o jogo.

Os desafios são extremamente físicos e cansam até os jogadores mais fortes das tribos. Isso acaba sendo uma desvantagem para jogadores considerados mais fracos no começo do jogo, porém o nível (gameplay) deles é muito alto. Todo mundo quer jogar e desde o começo podem render ótimos conselhos e reviravoltas.

Foto: Reprodução

Todas as temporadas tem personagens cativantes, que nos cativam tanto por gostarmos demais e que nos cativam porque vamos amar odiá-los. Sério, não quero dar nomes para não irem com expectativa, prefiro que criem a expectativa assistindo, mas tem gente muito incrível e icônica que passa pelo programa.

Se você gosta de blindsides pode ficar tranquilo que terá. Eu acho a galera que joga Australian Survivor muito focada no jogo, o que rende para o público.

australian survivor
Foto: Reprodução

Claro, existem jogadas monótonas, não é perfeito. Mas, ainda assim, eu acho que tem temporadas ali que são muito superiores a inúmeras da versão original. Inclusive tem duas temporadas de Survivor AUS que estão nas minhas preferidas de toda a franquia que eu assisti.

Logo na primeira temporada dessa nova fase (ou terceira, se você assistir as mais antigas) já vemos que a visão deles de quem pode ser vencedor é diferente. Temos a coroação de uma pessoa inusitada pelo seu gameplay, mas que, perante o júri, ao explicar seu jogo, as pessoas compram e premiam esse tipo de jogador. Porém, essa é uma das temporadas que começa muito bem e vai ficando mais chatinha, até que vem o conselho final que é ótimo.

Até recomendaria, para os que são mais céticos de assistir, começar pela temporada de 2017 que é simplesmente perfeita e depois voltar para a de 2016 e seguir, para entender do que o Australian Survivor é feito.

australian survivor
Foto: Reprodução

Mas são vários estilos de jogadores que acabam ganhando e, sendo parcial, eu sempre acabei gostando de todos os winners de Australian Survivor.

No começo eu estranhei um pouco porque parecia mais arrastado, porque são, de fato, mais dias de jogo. No americano eles ficam 39 dias jogando, já no australiano vão de 47 a 55 dias dependendo da temporada. O que faz o jogo se desenvolver de uma outra forma.

Séries leves para assistir na Netflix

Mas qualquer temporada de Survivor AUS poderia estar no Survivor US, de tão boa qualidade que é (às vezes sendo superior).

E acho que na versão da Oceania os participantes são bem mais desenvolvidos, a gente se apega mais a eles do que nas mais recentes da Norte-Americana, porque na versão AUS os episódios tem maior duração também.

Ah, e para a minha surpresa, tem participantes MEGA IMPORTANTES da franquia dos Estados Unidos que jogam o Survivor australiano como Russel Hantz e ninguém menos do que a rainha – queen stays queen – Sandra Diaz-Twine.

Foto: Reprodução

As vantagens de Australian Survivor:

Uma coisa que definitivamente marca o reality Survivor da Austrália são as vantagens que são dadas de bandeja e as twists que acontecem do nada e que a gente nunca imaginou.

Tem temporada que ficamos até desconfortáveis com o tanto de vantagem que a produção joga para eles, mas a gente se acostuma que a versão australiana é assim mesmo, eles enfiam ídolos, vantagens e twists quando bem entenderem.

Foto: Reprodução

Irrita? Siiiiim, não vamos mentir. Mas pelo menos o jogo sempre está movimentado e ninguém pode se sentir muito seguro. E é aquilo: quando a vantagem é jogada para o benefício do nosso jogador favorito, a gente passa pano mesmo haha.

Mas prepare-se, porque tem temporada que o jogo praticamente não anda sozinho, sempre tem dedo da produção com suas vantagens espalhadas aos quatro cantos.

Músicas internacionais que falam de viagem

Os episódios sem eliminação:

Para preencher a grade horária da transmissão do reality show na Austrália, que é diferente da tv americana, a gente se depara com alguns episódios, em algumas temporadas, que não tem eliminação. Ele finaliza e a gente fica com cara de tacho: “O que? Acabou? Mas ninguém foi votado para ir embora? Como assim?”

Talvez para eles funcione, pois gera grana né, mas para mim enche o saco assistir esses episódios.

Nas últimas temporadas eu não me recordo de ter episódios assim, o que agradeço muito haha.

O grande problema de Survivor Austrália:

Eu amo essa versão, mas ela tem um grande porém: é muito difícil encontrar para assistir!

E mesmo quando encontramos, não tem legenda em português, no máximo está em inglês e mesmo assim não é fácil de encontrar. Então se você não entende a língua inglesa com o sotaque australiano, vai ter dificuldades.

australian survivor
Foto: Reprodução

Eu acho que vale a pena entrar em comunidades de Survivor nas redes sociais como Facebook e Telegram para acompanhar os posts que sempre tem alguém que fala onde assistir Australian Survivor, ou você pode criar um tópico para perguntar. Com certeza alguém conseguirá te indicar um meio.

O que eu recomendo, se você gosta da franquia original, é dar uma chance para Australian Survivor, porque vale muito a pena e é muito bom ter episódios novos de Survivor pra gente assistir enquanto não soltam mais episódios do americano.

Até encontrar a versão australiana, Australian Survivor, eu ficava revendo todas as temporadas antigas do americano, mas sem tanta emoção por já saber o que iria acontecer. Embora tenham episódios que valham a pena serem vistos milhares de vezes!

Juliana Saueia

Juliana é atriz, escritora e bacharel em Direito. Vive com os pés na estrada e a cabeça em outros planetas.

Você pode gostar...

2 Comments

  1. Oie, onde posso encontrar legendas em inglês para o Australian Survivor?

    1. Oi, tem uns grupos no telegram, joga na barra de busca “Australian Survivor” que aparece alguns grupos que você pode entrar. Geralmente neles colocam legenda em inglês junto com os episódios tem todos eps de todas temporadas, inclusive Survivor South Africa e afins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *