10 cidades para conhecer em Minas Gerais

Minas Gerais possui uma das melhores comidas do mundo, um povo tão acolhedor que a gente sempre se sente em casa, muita cachoeira para se banhar e muita historia seja em suas centenas de igrejas, em suas estradas ou em seus personagens. Com tanto amor por um só lugar, eu e mais 04 blogueiras criamos essa lista com 10 cidades para você conhecer em Minas Gerais.

Uai, então bora conhecer mais um cadim desse Estado.

1. CARRANCAS

Vou começar pelo lugar que mais amo em Minas Gerais até o momento: a cidade de Carrancas. Cenário de várias novelas, a cidade possui uma beleza natural incrível. O forte de lá são as inúmeras cachoeiras (mais de 50). Conta também com picos altos, de onde podemos ver três cidades mineiras de uma só vez. Eu conto tudo sobre Carrancas aqui no Além da Curva.

O que fazer em Carrancas MG

2. BELO HORIZONTE

A capital mineira não poderia ficar de fora dessa lista. Ela possui museus e complexos turísticos muito interessantes, praças lindas, vida noturna agitada, muitos barzinho, comida deliciosa e tudo mais que esperamos de uma boa capital. A Jessica, do blog Explore Minas, tem uma sessão com tudo de melhor sobre Belo Horizonte, vai conferir!o que fazer na pampulha

3. SÃO THOMÉ DAS LETRAS

Essa cidade deve ser bem conhecida de alguns leitores, mas como deixar de fora um lugar tão austral como São Thomé?

Eu gosto muito de lá por toda a vibe roots que a cidade oferece, seja com as músicas, com as cachoeiras ou com seu povo que anda descalço na rua. Além disso, tem a ladeira onde o carro sobe sozinho, grutas que levam à Macchu Picchu, um pôr do sol na pirâmide e muitos duendes.

A Maiara, do blog Meu Destino é Logo Ali tem vários textos sobre São Thomé das Letras que nos transportam pra lá pela leitura.Pôr do sol em tom de amarelo com muitas pessoas embaixo assistindo

4. CATAS ALTAS

Eu nunca havia ouvido falar dessa cidade até ver no instagram d’O Queijo Vai na Mala fotos incríveis e depois ler a matéria da Vanessa que conta o que fazer em Catas Altas. Foi uma baita e feliz surpresa. A cidade é linda e por estar no alto, rende paisagens de tirar o fôlego.

É uma cidade histórica que tem muito pra contar, certamente você vai curtir. Eu já quero conhecer o mais rápido possível, fiquei apaixonada.

cidades para conhecer em Minas Gerais
Foto: O Queijo Vai na Mala

5. SÃO JOÃO DEL REI

Está afim de visitar uma cidade fofa e que não é muito cara? Dê uma chance para São João del Rei.

Dependendo da época ainda vai conseguir aproveitar um Festival de Inverno, Festival de Literatura ou então se jogar no carnaval, momentos que a cidade fica lotada. Tem igrejinhas, ruas de pedras com casas coloniais e, claro, aquela comidinha mineira que a gente come rezando. A Mari, do blog Mariana Viaja conta um pouco sobre a história, cultura e gastronomia de São João del Rei.

cidades para conhecer em Minas Gerais
Foto: Mariana Viaja

6. AIURUOCA

Outra cidade do sul de Minas com muita cachoeira e trilhas maravilhosas. É a partir de Aiuruoca que chegamos até o Pico do Papagaio. Aqui é a terra natal da atriz Isis Valverde e muitos moradores adoram contar que a conhecem, alguns mercadinhos estão repletos de fotos com a atriz.

A cachoeira mais bonita que eu conheci, por enquanto, fica em Aiuruoca. O carnaval de lá é antecipado e dizem que lota. Para saber mais, eu fiz um post aqui no Além da Curva sobre Aiuruoca.O que fazer em Aiuruoca

7. OURO PRETO

Um lugar que respira história e deve ser bem explorado de acordo com ela. Assim é Ouro Preto, de casinhas coloniais e igrejas barrocas, impossível não despertar algum sentimento na gente.

Acredito ser um local para explorar com calma e com sapatos confortáveis, passando por museu, igrejas, praças, minas e, porque não, tirar um dia para visitar alguma cidade vizinha de Ouro Preto? Aqui é um ótimo destino para quem curte carnaval. No blog Explore Minas você encontra um acervo ótimo com dicas de Ouro Preto.

cidades para conhecer em Minas Gerais
Foto: Explore Minas

8. TIRADENTES

Outra cidade histórica que é uma delícia de visitar. É um ótimo destino para incluir junto à viagem de São João del Rei. Oferece aos visitantes muito artesanato, gastronomia de ponta, passeio de Maria Fumaça e uma viagem ao tempo. A Maiara do blog Meu Destino é Logo Ali nos dá várias dicas de Tiradentes.

Foto: Meu Destino é Logo Ali

9. GONÇALVES

Sabe aquela calmaria de cidade pequena que muitos de nós falamos que precisamos vez ou outra? A cidade de Gonçalves em Minas Gerais é exatamente assim, feita para relaxar!

Ela está localizada na Serra da Mantiqueira, tem trilhas iradas com vistas lindas e possui várias cachoeiras para explorar. É um destino que atrai muitos paulistas por ser mais próxima da capital de São Paulo do que da mineira. No mais, aproveite o melhor da culinária local. Para mais detalhes, a Vanessa do blog O Queijo Vai na Mala tem um post incrível sobre a cidade de Gonçalves.

Foto: O Queijo Vai na Mala

10. INHOTIM – BRUMADINHO

O maior museu a céu aberto de arte contemporânea está em Minas Gerais, na cidade de Brumadinho. Eu sempre fui ansiosa para conhecê-lo e só saí de lá com as expectativas aumentadas.

Eu fui em um bate e volta de BH mas a cidade de Brumadinho merece uma atenção também. A Mari do blog Mariana Viaja tem várias dicas de Inhotim e Brumadinho. O que fazer em Inhotim

PLANEJE SUA VIAGEM!

Toda reserva que você faz por um link aqui do blog eu ganho uma pequena comissão, enquanto você não paga nada a mais por isso. E ainda ajuda a manter o Além da Curva no ar, com muitas novidades sempre.

Então, que tal reservar?

Hospedagem com ótimos preços pelo Booking.

Aluguel de quarto ou apartamento pelo Airbnb.

Seguro viagem pela Seguros Promo.

Chip internacional com a Viaje Conectado.

Você pode gostar

1 comentário

  1. Tem umas cidades tão fofas que dá vontade de colocar num potinho né! Não conheço as cidades históricas mas Tiradentes parece muito lindinha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *