Um dos lugares mais fotografados aqui de São Paulo, muita gente ainda fica na dúvida em como chegar no Beco do Batman e em algumas outras artes lindas ao redor dele.
Afinal, alguns lugares legais para tirar fotos não estão exatamente no beco, embora bem pertinho dele.
Assim, nesse post você descobre como chegar até lá e ainda conhece melhor sobre a região e a história do Beco do Batman.
Porque o nome “Beco do Batman”?
Foi na década de 80 quando algumas ruas da Vila Madalena ainda davam medo em quem andasse sozinho por ali, que um desenho do homem-morcego solitário chamou atenção.
Muitos artistas se interessaram pelo espaço e começaram a também reproduzir seus trabalhos para acompanhar o Batman.
Hoje em dia essa primeira imagem que deu o nome ao, agora famoso, Beco do Batman já foi perdida. E essa ideia de “perder” um desenho acabou se tornando a marca registrada do espaço.
Vemos uma rotatividade de artistas e obras por ali, o que torna a visita sempre diferente, mesmo para quem já foi inúmeras vezes.
As obras do Beco do Batman
Quando um grafite está desgastado entram em contato com o autor e perguntam se ele irá restaurar ou se outro grafiteiro pode tomar o seu lugar.
Respeitam muito cada artista, porém podemos encontrar algum muro cinza por lá, afinal, são os moradores que emprestam seus muros para essa galeria a céu aberto acontecer. Então, caso eles decidam por não participar mais, acabará tendo algum ponto sem vida por ali.
São muitas formas de manifestações artísticas e trabalhos realmente incríveis.
Cada muro pode contar alguma história em forma de grafite e o melhor de tudo: é gratuito. Uma baita programação para quem está em São Paulo, hein?
Acho esse pedaço de uma coerência gigantesca com a nossa cidade, impossível não se sentir em SP passeando pelo Beco.
É mais uma afirmação de que existe amor, existe arte, existe cultura e existe resistência nessa grande metrópole brasileira.
Hoje em dia essa região é super badalada, com inúmeros barzinhos para escolher terminar o dia ou começar a noite após uma visita ao Beco do Batman.
Quando ir
O lugar está super em alta e não apenas turistas, mas os próprios paulistanos visitam muito o Beco.
Logo, aos sábados, domingos e feriados o lugar fica muito movimentado e, claro, acabam tendo filas para tirar fotos nos grafites mais famosos.
De final de semana é comum encontrar também pessoas vendendo suas artes ou tocando alguma música por ali.
Durante a semana costuma ser bem tranquilo por lá, quando está mais lotado é porque alguém está gravando algum vídeo ou fazendo sessões de fotos. Mesmo assim nada se compara aos finais de semana.
Recomendo ir cedo, caso visite no final de semana, sendo o primeiro atrativo turístico do seu dia.
Quando visitei de final de semana, a galera se organizava nas filas para que todos conseguissem uma foto sem estranhos aparecendo.
Como chegar no Beco do Batman
De carro: recomendo não ir até o local de carro, porque é complicado para estacionar aos finais de semana ou feriados. Mas se você for, é só colocar no GPS “Beco do Batman” que ele encontra fácil e te encaminha pra lá sem problema algum.
De transporte público: a melhor maneira é indo de metrô e são várias linhas que chegam próximo. Vou deixar as principais estações do metrô que chegam até o Beco, caso estejam mais próximos de alguma dessas, não precisa se locomover até a outra.
– Estação Vila Madalena (linha verde): descendo ali para ir ao Beco do Batman, você terá entre 15 e 20 minutos de caminhada para chegar.
– Estação Sumaré (linha verde): se descer aqui, entre 15 a 20 minutos de caminhada até o Beco.
– Estação Fradique Coutinho (linha amarela): daqui também são entre 15 a 20 minutos a pé.
Caso prefira, ao desembarcar em alguma dessas estações, você pode pedir um Uber que será cobrado o preço mínimo do aplicativo, já que é uma distância curta.
Como chegar nas famosas asas do Beco do Batman
Existem duas asas que ficaram famosas por fotos do instagram, uma com fundo preto e a outra, queridinha do momento, toda colorida.
Elas não ficam exatamente no Beco do Batman, mas vou contar onde encontrá-las aqui.
Essa asa todo coloridona, linda demais, fica praticamento no Beco mesmo, mas se você for desatento pode acabar perdendo de vista.
Existe uma galeria na esquina das Rua Medeiros de Albuquerque com a Rua Gonçalo Afonso, chamada Alma da Rua. Ela está a poucos passos da entrada do Beco do Batman efetivamente, e é em seu espaço que fica essa asa.
Talvez você a encontre por conta da fila que se forma em frente à ela, afinal, todos querem garantir sua foto ali.
Já essa outra asa no fundo preto fica um pouco pra cima do Beco do Batman e pra chegar nela você precisa encontrar a Rua Harmonia, entre os números 137 e 150.
Ela fica na parede externa de uma loja toda coloridona.
Como chegar no Escadão partindo do Beco do Batman
Se você caminhar 3 minutos a pé do Beco do Batman, chegará em uma escadaria colorida e ótima para fotografar também: a Escadaria do Patápio, ou Escadão.
É só seguir pela parte de cima da Rua Medeiros de Albuquerque que em pouquíssimos passos você chega no Armazém da Cidade e por lá existem vários eventos como de gastronomia, moda, já fui em um até de tatuagem por lá.
Ao lado do Armazém está a escadaria, que foi revitalizada pelos próprios moradores da cidade em uma oficina de azulejaria liderada pelo Ateli Azu e Catraca Livre.
São muitos pontos para conhecer e fotografar demais nessa região. O Beco do Batman é um ótimo local para fazer ensaios fotográficos.
Hospedagem em São Paulo!
Booking.comToda vez que viajo, minha primeira opção para buscar hospedagem é o Booking.com, um site que é queridinho de muitos outros viajantes também.
Por lá podemos comparar os preços de várias hospedagens, desde um hostel até grandes redes hoteleiras, além de verificar tudo que cada acomodação oferece ao hóspede.
Há muitas opções de hospedagem com cancelamento gratuito, o que, particularmente, eu gosto demais e dou prioridade na hora de realizar minha reserva.
Outra coisa muito bacana, é que quanto mais você reserva por lá, vai conseguindo maiores descontos nas próximas vezes com o programa de fidelidade da Booking, o Genius.
PROCURE SUA HOSPEDAGEM EM SÃO PAULO NO BOOKING.COM!
[…] Beco do Batman […]
[…] você já ouviu falar no Beco do Batman em São Paulo, sabe que é uma região no meio da Vila Madalena cujos muros contam com grafites […]
[…] funciona um hotel. – The Bushwick Collective: um projeto no Brooklyn bem parecido com o Beco do Batman em São Paulo. Artistas grafitam as paredes para dar mais vida ao bairro e depois de um certo tempo outros […]
Adorei a dica, já tinha escutado falar do beco e visto várias fotos mas não tinha noção da localização. É realmente um lugar maravilhoso para fazer um ensaio.
Arrasou no post! Muito bem explicadinho! Vai ser o meu guia pro Beco do Batman!
Que legal esse post bem completinho sobre o Beco do Batman, a gente que é de São Paulo às vezes nem para pra pensar que um turista pode ter dúvidas de como chegar lá…
Pois é, um lugar que pra gente acaba sendo tão fácil de chegar para muita gente de fora pode ser um bicho de sete cabeças rs
Que demais! As obras já estão bem diferentes de quando eu fui. Eu estive no Beco do Batman durante um free walking tour, então foi tranquilo. Mas se tivesse ido sozinha não conseguiria encontrar metade das coisas, rs. Muito legal esse post e as informações!
As obras tem uma rotatividade legal né? Eu sempre me surpreendo ao voltar no Beco do Batman em como tudo mudou.
Ai menina! Só fui no Beco uma vez! Preciso voltar! Quando eu fui, foi em um Walking Tour, e a guia comentou que a cada 3 meses os grafites mudam!
Eles só não mudam o do batman e de um outro grafiteiro que morreu e eles deixam fixo como homenagem. O resto eles pintam por cima!
Acredita que ainda não conheço, mas morro de amores? Amei o post cheio de informações e curiosidades. Impressionante isso do cuidado e respeito ao artista. Na próxima ida a Sampa, não faltará no meu roteiro.
Quando voltar ao Brasil super quero ir aí ! Amei o post, super explicativo 🙂
Eu sou doida p conhecer o Beco do Batman. Acho q sou ia das poucas pessoas que ainda não tem foto desse lugar. Vou tentar ir num dia de semana que vc disse ser mais tranquilo.
Isso Silvana, se puder ir durante a semana vai conseguir tirar as fotos com muito mais tranquilidade!
Ah, como eu amo esse lugar! Nunca tinha parado pra pensar nos outros caminhos… Mtos tks dona Juliana =)
Adorei os detalhes do seu post, tirou todas as minhas dúvidas. Estou indo para São Paulo no final do ano e quer conhecer o beco
tudo bem? gostei muito do seu site, parabéns pelo conteúdo. 😉
Oi Nino, obrigada, que legal saber. Seja bem-vindo ao Além da Curva.