A quarta maior ilha de Belém, a Ilha do Combu, é um destino muito procurado por turistas e belenenses devido à sua proximidade com a capital Belém do Pará, e vou contar aqui um pouco do passeio, como ir até lá e o restaurante que escolhi.
LEIA TAMBÉM:
Onde ficar em Belém do Pará
Como ir e fazer o passeio para a Ilha do Combu, em Belém do Pará
Para ir até a Ilha do Combu, você precisa pegar um barco na Praça Princesa Isabel, no bairro Condor, em Belém.
Chegando na praça você já será abordado por barqueiros que te conduzirão até a ilha. O trajeto leva 05 minutos (muito rápido) e custa R$ 7,00.
Geralmente os turistas pedem para ficar em algum restaurante e, assim, passar o dia por lá.
Para voltar, é só aguardar algum barco que passe pelo seu restaurante. Eles estão sempre indo e vindo.
Você também pode escolher visitar a Filha do Combu, o famoso chocolate da ilha (foi o que eu fiz).
Tive que esperar um tempo maior, porque a maioria dos barqueiros que passavam no restaurante estavam indo em direção à Praça Princesa Isabel. Em cada trecho (ida para o restaurante, de lá para a Filha do Combu e de lá para a Praça) paguei R$ 7,00.
Caso esteja em um grupo grande, vocês podem contratar um barco para ficar à sua disposição, levando e trazendo de vários cantos por lá por um preço fixo acordado na hora.
Que restaurante escolher para ficar na Ilha do Combu?
Existem inúmeros restaurantes que você pode optar para descer e curtir o dia ali. Na própria Praça Princesa Isabel, antes de embarcar, já terão fotos de alguns, com seus maiores atrativos.
A maioria oferece área para tomar banho de rio, alguns até piscinas, áreas para as crianças se divertirem, trilhas, espaço de jogos, música ao vivo e muitas redes.
O restaurante pioneiro é o Saldosa Maloca (com ‘L’ mesmo). Hoje ele é um dos que tem menos infraestrutura, sendo mais simples que os demais. Porém, eu coloquei na cabeça que seria essa a minha escolha, mesmo todas as outras pessoas do meu barco não escolhendo ele.
Cheguei e o Saldosa Maloca estava vazio (tanto que consegui até escrever um pouco na calmaria do lugar), mas logo depois começou a lotar.
Acredito que as pessoas saiam mais tarde, quase na hora do almoço, para fazer esse passeio.
A comida por lá é gostosa, com muitos peixes da região, porém o atendimento foi bem demorado.
Eles possuem na parte de fora locais para tomar banho, mas eu acabei nem levando biquíni naquele dia, sei lá porquê.
A grande atração fica pela Samaúma que possui mais de 100 anos. Mas além dela, não se possui nada demais.
Enquanto os outros restaurantes investiram muito mais, pelo que vi nos anúncios, o Saldosa acaba se vendendo pela fama de ser o primeiro.
Filha do Combu – Chocolate Orgânico
Um dos maiores atrativos da Ilha do Combu é fazer uma visita à Filha do Combu, marca de chocolate da Dona Nena.
O cacau centenário, utilizado por ela para a produção dos doces, cresce nos fundos de sua casa. Ela e outras pessoas colhiam o fruto e faziam todo um processo para vender à atravessadores que levariam aquele produto a fábricas de chocolates.
Foi numa ida à uma feira que Dona Nena descobriu que poderia se beneficiar desse produto que praticamente brota em sua casa.
A receita é de família e quando o chefe paraense Thiago Castanho descobriu seu chocolate, começou a levá-lo para vários outros cantos.
Você pode fazer uma visita guiada, com muita explicação e para isso precisa agendar antecipadamente pelo telefone (91) 99388-8885.
Caso não queira, pode apenas visitar a lojinha mesmo e comprar uma (ou todas) das delícias que vendem por lá. Além dos brigadeiros e chocolates, você também encontra cachaças para vender e doce de cupuaçu.
Fiquei morrendo de vontade de provar esse chocolate! Que delícia de viagem!
Realizamos passeios para a região do Combú, 9h de passeio realizando trilhas e vivências ribeirinhas incluindo a casa de chocolate. Procure nossas redes sociais @monotourbelem
Adorei as dicas do lugar !Da vontade de ir só de ler!
Eu amei conhecer a Ilha do Combu quando fui a Belém! Passei uma tarde inteira lá, conheci umas meninas locais e ficamos conversando… Comemos um peixe delicioso, tomamos caipirinha de cupuaçu… foi realmente um dia muito agradável!
Adorei saber sobre a ilha do Combu em Belem, quando estive la não conhecia a ilha e acabei não indo. preciso voltar para conhecer..
Com esta postagem sobre a Ilha do Combu, você me deu mais um motivo para ir ao Pará. Deve ser delicioso passar pelo menos um dia passeando por lá. Obrigada pelas informações.
Obrigado pelas detalhadas e valiosas informações!