As praias mais famosas da Paraíba ficam no litoral sul do Estado e são belíssimas, realmente.
Aqui conto quais as formas que se tem para chegar nessas praias e quais são elas.
Como chegar
Em um dia, se você estiver de carro, consegue passar por todas elas e parar em uma ou duas para curtir mais tempo (foi o que eu fiz).
Caso você seja daquele tipo que quer conhecer cada cantinho de cada praia sossegado (e tenha tempo para isso também né) faça as contas aí e separe bem os seus dias.
Eu visitei em julho de 2018 e tinham muitos turistas nas principais praias: Tambaba e Coqueirinho.
Nas outras a maioria, que vai de excursão, acabam só passando rapidinho, então se quiser fugir da muvuca, sugiro que fuja de ficar muito tempo em uma dessas duas praias.
Falando em excursões, se você está sem carro acredito que essa seja a melhor forma de chegar até as praias porque o acesso de ônibus é bem complicadinho e com horários muito trancados.
Além do que, eles não param perto de todas as praias, limitando muito o que você poderá conhecer. Aqui, infelizmente, não encontrei outra maneira. A não ser que você saia pedindo carona, o que é possível sim, embora igualmente complicado.
As empresas geralmente oferecem passeios divididos entre as praias, sendo parte delas em um dia e a outra metade em outro dia. O valor não é dos mais baratinhos, mas terá conforto e sossego de saber que chegará e sairá de cada praia tranquilamente, sem desespero de não prever se conseguirá voltar para casa.
Ah, você também pode fazer o passeio de buggy e assim consegue fazer todas as praias que estiver afim de uma só vez.
Há a opção, também, de contratar um taxista e combinar com ele tudo que quer ver.
O preço vai ser MUITO maior, porém se estiver com mais 03 pessoas, talvez até valha a pena dividir esse valor e conhecer tudo que quiser em um só dia. Economizando no tempo também, caso ele esteja apertadinho.
Quais são as praias do litoral sul da Paraíba?
Mas vamos ao que interessa: as praias do litoral sul da Paraíba!
Elas ficam, em sua maioria, na cidade do Conde, portanto já não fazem mais parte de João Pessoa, mas segue a mesma linha de Cabedelo: é tão próxima que acaba se confundindo com a capital paraibana.
Barra de Gramame:
Ainda faz parte de João Pessoa, uma praia super tranquilinha, com bem pouca infraestrutura.
Vi muitos buggys passeando por lá e como foi a minha primeira parada, estava tudo bem deserto. Chegou depois uma galera com excursão, mas ainda assim não tinham muitas pessoas.
O rio forma uma lagoa e em frente à ela fica um quiosque com cadeiras e mesas. De final de semana, me contaram, é um local que atrai muitos ônibus de cidades vizinhas.
Praia de Tabatinga:
Essa praia já fica na cidade do Conde e tem a característica mais rústica. As falésias dão um charme a mais no visual e possui um mirante super bonito antes de chegar de fato na areia.
A água tem uma cor linda, principalmente quando o sol bate.
Achei muito convidativa justamente pela vibe mais sossegada, com apenas um bar e a natureza ao redor.
É uma praia de veraneio, que atrai muitos moradores da Paraíba de final de semana.
Praia Bela:
Praia com uma estrutura bem maior, rodeada de mesas e cadeiras, onde os moradores fizeram um comércio local, muitos quadriciclos e buggys ao redor, eu não desci para ver o mar direitinho pois não me apetece lugares lotados.
Lá existe um pequeno maceió dividido do mar por uma faixa de areia.
Praia de Tambaba (praia de nudismo):
Foi a praia que eu mais gostei e pasmem, ela fica lotadinha!
Mas ela forma piscinas naturais super deliciosas e até encontrei um pedacinho mais vazio para ficar sossegada um tempinho tomando banho de mar sozinha perto da área da entrada da praia de nudismo.
Nudismo? Siiiim, ali é dividida em duas: a área para quaisquer banhistas e uma outra (que dizem ser liiinda) para os praticantes do naturismo.
Eu não tive coragem de entrar, mas acho sinceramente que fui bem boba, porque geralmente quem frequenta esse tipo de praia já está muito acostumado com essa prática e não fica reparando nos corpinhos alheios não, sério.
Dizem que essa parte é ainda mais bonita do que a área aberta pra todos, então imagino o quão bela não é, pois me apaixonei por Tambaba.
Homens só entram na parte de nudismo acompanhados de alguma mulher, já as mulheres podem entrar só.
E precisam deixar todos seus pertences do lado de fora, não é permitido câmeras e tem um segurança na entrada para garantir a privacidade e o respeito de todos.
Acredito que a beleza da praia se dê muito pela vibe naturista mesmo, que tem uma prática de preservação maior da natureza.
Praia do Coqueirinho:
A praia mais famosa da região e, por consequência, a mais lotada e com maior infraestrutura de todas.
Descontos para viajar!
Eu, particularmente, não curti tanto ficar por lá, mas no geral as pessoas costumam gostar muito. As ondas estavam mais fortes e já não haviam mais piscinas naturais formadas quando cheguei nela.
Foi aqui que almocei e deixei um rim e meio como pagamento.
A praia vista de cima é realmente linda, com coqueiros praticamente enfileirados embelezando ainda mais a paisagem.
Do lado esquerdo fica um canto mais gostosinho de entrar na água, quase uma grande piscina de tão calma que é.
Ambos os lados ficam lotados mas ali eu achei mais gostosinho de ficar, poder estender a canga embaixo de um coqueiro para fugir um pouco do sol quente que fazia e não precisar pagar para utilizar a estrutura de mesa e cadeira dos bares/restaurantes.
Não deixe de visitar o Cânion do Coqueirinho com falésias coloridas super lindas.
Praia do Amor:
Foi a última praia que visitei e na verdade parei mais para passar debaixo da pedra do Amor, apenas, porque já estava tarde e precisávamos voltar.
Diz a lenda que o casal que passa de mãos dadas ali embaixo terá amor eterno e a pessoa solteira que passar e fizer um pedido, ele se realizará. Na dúvida minha gente, fazemos exatamente como manda o protocolo.
Me pareceu um lugar bem tranquilo também, sossegado ao extremo e não me recordo de ter estrutura para alimentação.
[…] no blog temos, também, posts sobre as praias do Litoral Sul da Paraíba, a cidade de Cabedelo que é vizinha e mais parece uma extensão de João Pessoa, além […]
Estive nas praias do litoral sul da Paraíba no ano passado e adorei essa região! Realmente, as praias são lindíssimas. As que eu mais gostei foram a de Barra de Gramame e Praia Bela.
Queria ter passado o dia inteirinho em Gramame, mas como fui com um passeio a parada foi bem rápida. Pretendo voltar para aproveitar mais!
Ótimas dicas!
Ameiiiii essa seleção de Praias do Litoral Sul da Paraíba. Estive em João Pessoa há muitos anos em um congresso e nem consegui curtir direito. Morro de vontade de voltar pois me lembro de alguns locais incríveis que visitei como a praia de Tabatinga e Tambaba (tbm não tive coragem de entrar na área de nudismo haha). Obrigada por compartilhar
As praias do litoral sul da Paraíba são maravilhosas demais! Eu amo de paixão Tambaba e Coqueirinho!
Tenho uma amiga que mora em João Pessoa e ela fala que as praias mais bonitas são as do litoral sul da Paraíba! A de Coqueirinho eu já tinha visto várias fotos e é linda, mas também amei as outras. Sobre o passeio de buggy, apesar de ser caro vejo muito gente falar que vale a pena demais. O que me diz?
Oii, acho que o passeio de buggy vale super a pena sim. Só não fiz porque estava sozinha e aí seria muito caro pro meu bolso. Dividindo com outras pessoas, é um passeio delicioso, com toda certeza!
gostei da praia do coqueirinho, transmitiu uma tranquilidade e parece ser ideal para relaxar na areia.
bahh precisa voltar pra tentar na praia do tambaba então aheuaheua eu tb ainda n fui numa praia de nudismo
hahahaha eu super quero voltar mesmo, mas acho que se estivesse com alguém me sentiria melhor pra entrar na primeira vez! kkkkk
Que difícil seria escolher alguma praia no litoral sul da Paraíba. Mas as que me chamaram mais atenção foram as praias de Tabatinga e coqueirinho. Quero conhecer
Gosto desse esquema de pegar o carro e percorrer a costa do local conhecendo as praias e parando na que mais lhe atrair, mesmo que por um tempo. Conhecendo as praias do litoral sul da Paraíba no seu post, já elenquei três que gostaria de parar.