Praia da Joatinga, no Rio de Janeiro

praia da joatinga

Após conhecer a Praia da Joatinga, no Rio de Janeiro, meu coração transbordou. O cenário todo ali é muito lindo e de muita paz. Ela fica em um condomínio privativo, mas qualquer um pode acessá-la.

De um mar que começa verde e vai se misturando ao azul da imensidão do oceano, foi impossível não eleger essa pequena praia, de 300 metros de extensão, como uma das mais bonitas da cidade.

Músicas sobre o Rio de Janeiro

Localização e como chegar na Praia da Joatinga

A praia da Joatinga fica no Joá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, entre os bairros da Barra da Tijuca e São Conrado. Pode-se chegar até ela de carro, táxi, carro por aplicativo ou ônibus.

Chegando de carro próprio: você deve seguir pela Estrada do Joá até a Rua Pascoal Segreto, onde entrará no condomínio privado SAJO (Sociedade dos Amigos da Joatinga). Na portaria basta dizer que vai para a Praia da Joatinga. De lá siga até a Rua Sargento José da Silva, onde poderá estacionar o carro e encontrar as escadas de acesso à praia.

Chegando de táxi/carro por aplicativo: essa foi a maneira como eu cheguei até o Joá e foi bem tranquila. É só colocar a localização da praia que o carro seguirá o caminho pelo GPS. Chegando na portaria do condomínio o motorista avisa que vai deixar os passageiros na praia e o acesso é liberado. Para retornar, solicitei o carro por aplicativo do início das escadas, na Rua Sargento José da Silva, ainda dentro do condomínio e o carro chegou lá numa boa.

Ilha da Gigóia, no Rio de Janeiro – Como chegar

praia da joatinga

Chegando de ônibus: apesar de não ser a forma ideal de chegar na Praia da Joatinga, você consegue ir até lá de ônibus sim! O ônibus 557 (Rio das Pedras x Copacabana) passa próximo ao condomínio e de lá você só precisa se identificar na portaria e descer até a Rua Sargento José da Silva, que pode levar de 20 a 30 minutos de caminhada.

ATENÇÃO!

Antes de visitar a Praia da Joatinga consulte a tábua de maré.

Isso porque a praia, que já é pequena e contém pouca faixa de areia, em determinados momentos do dia, quando a maré sobe, fica escondida e não tem como acessá-la.

No entanto, caso você não queira chegar até a praia, poderá contemplá-la apenas das pedras, sem chegar de fato na areia, a qualquer momento.

O que fazer na Lapa e em Santa Teresa, no Rio

Como é o acesso até a praia

Para chegar até a praia é preciso descer uma escada. Na sua ponta tem uma barraquinha, que pode ou não estar funcionando em sua visita. Ali vende salgadinhos, açaí, refrigerantes, água de coco e coisas do tipo.

praia da joatinga

Depois você vai acessar algumas pedras, por onde irá percorrer até chegar na areia.

Cuidado nesse trajeto! As pedras podem ser escorregadias, porém não se assuste, basta ter um pouco de atenção ao ir e ao voltar, porque se a maré estiver subindo, pode complicar a sua caminhada.

05 coisas (quase de graça) para fazer em Copacabana

Inclusive, pense bem nos pertences que irá levar até a praia, porque na volta (dependendo se a maré estiver subindo) pode ser que tenha que carregá-los acima da cabeça para não molhar.

A Praia da Joatinga

É uma praia rústica e, como dito lá em cima, pequena. Ela possui 300 metros de extensão e não tem quiosques, apenas aquele logo no começo da escada de acesso à praia. Porém ele nem sempre está aberto.

praia da joatinga

No verão é mais comum encontrar algum ambulante e o quiosque aberto, mas não tem regra. Por isso, leve seus pertences, inclusive um lanche e uma água para se hidratar e não morrer de fome.

Muitos dos seus frequentadores são jovens e surfistas, já que existem boas ondas por ali. Se as ondas são boas para o surfe, para nadar precisa-se de um cuidado redobrado.

Juliana Saueia

Juliana é atriz, escritora e bacharel em Direito. Vive com os pés na estrada e a cabeça em outros planetas.

Você pode gostar...

5 Comments

  1. Woow….paraíso a praia de joatinga, impressionante como o Rio de Janeiro possui essa quantidade imensa de lugares abençoados pela natureza. Esse mar e todo o cenário são de grandiosa beleza. Ótimas dicas e imagens lindas no blog!

    1. Siiiim, o Rio de Janeiro em belezas naturais é um caso a parte né? A Praia da Joatinga é mais um exemplo de tanto lugar bonito que encontramos por lá.

  2. Sonia Pedrosa

    Que legal, saber que podemos ter acesso a essa praia maravilhosa! Sempre passei por ali e olhei de longe, como uma praia impossível, mas agora… ela que me agurade!

    1. Siiiim, é super possível curtir a Praia da Joatinga!

  3. Nathalia Geromel

    Uma vez passeando pelo Rio de Janeiro, descobri a praia de joatinga, e fiquei apaixonada! Super tranquila é maravilhosa ! Vale a pena conhecer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *