Nesse post trarei meu roteiro sobre o que fazer no centro de Buenos Aires. A cidade possui muitos atrativos turísticos, por isso decidi dividir em vários posts.
Hospedagem em Buenos Aires:
Viajei com minha irmã e ficamos no Hotel Bys Palermo, no bairro de Palermo.
Foi um bom custo x benefício, é um local limpo e com café da manhã condizente com o padrão do hotel. A localização não é próxima a nenhum ponto turístico, mas utilizamos do metrô que está há algumas quadras de lá.
Para que você tenha mais opções e possa escolher um local ideal para se hospedar, vou deixar aqui o link do blog Mapa de Sonhos, onde a Roberta e o Leandro contam onde ficar em Buenos Aires.
Cidade de Mendoza – muitas pessoas que vão à Buenos Aires ficam tentados a seguir caminho para Mendoza, uma cidade incrível e que possui muitas vinícolas e passeios diferentes. Se esse for o seu caso, recomendo que leia o post Canon del Atuel: turismo de aventura, do Blog Várias Viagens.
O QUE FAZER NO CENTRO DE BUENOS AIRES
Essa região central é muito movimentada com carros e pessoas passando em todo canto.
Como somos turistas, fica impossível não conhecer o centro de Buenos Aires, ele possui muita história e resistência.
Obelisco:
Entre a Av. Corrientes e 9 de Julho fica o monumento erguido em comemoração aos 400 anos da cidade com 67 metros de altura.
Bem no coração da cidade na Praça de la Republica no centro de Buenos Aires, onde milhares de carros e pessoas passam diariamente para ir ao trabalho, estudar, fazer compras, comer, turistar, enfim.
Para chegar aqui é só descer na estação do metrô Nove de Julho da linha verde. Junto ao Obelisco existe um Jardim Vertical marcado pelas iniciais da cidade.
Por ali me pareceu ser um ponto de encontro de alguns jovens.
Plaza de Mayo:
É a principal praça de Buenos Aires, onde acontecem os principais protestos da cidade.
Inclusive ali, toda quinta-feira, podemos encontrar as Mães da Praça de Maio, mulheres que marcham por seus filhos que foram presos ou desaparecidos durante a ditadura militar do país.
Elas caminham com faixas e lenços brancos na cabeça, simbolizando as fraldas de seus filhos que sumiram. Surgiu, também, as Avós da Praça de Maio, cujas filhas ou noras foram sequestradas grávidas. No site Latino Americana podemos entender melhor a história.
Chega-se pelo metrô Plaza de Mayo da linha azul ou Catedral da linha verde.
Casa Rosada:
Sede da presidência argentina, recebe esse nome justamente pela cor rosa de sua fachada. Nós apenas passamos em frente à ela, eu já estava irritada com toda a movimentação do centro urbano.
Possui visitas guiadas nos fins de semana e feriados, em espanhol e inglês e as reservas podem ser feitas aqui.
Ela está localizada na Plaza de Mayo.
Calle Florida:
Uma rua enorme apenas para uso dos pedestres. Com muitas lojas, comércios em geral, ambulantes e bares/restaurantes.
Os turistas adoram passear por lá e fazer compras.
Teatro Colón:
Primeiramente, que prédio espetacular! Tudo bem que eu me apaixono por teatros muito fácil, mas esse é realmente lindo e referência mundial, inclusive.
As visitas guiadas são realizadas todos os dias e as reservas podem ser feitas nesse site.
O metrô mais próximo é o Tribunales da linha verde.
Palacio Barolo:
Um dos lugares mais legais para quem curte arte e arquitetura. O prédio foi pensado com base na Divina Comedia de Dante Alighieri e possui 22 andares, sendo esse o mesmo número de estrofes da obra.
No palácio você vê as três partes da obra do poeta italiano: Inferno, Purgatório e Céu, retratadas na arquitetura e design do prédio.
Você pode agendar vários tipos de visitas guiadas, sendo a diurna a mais comum. As reservas são feitas neste site.
Lembrando que eu mencionei as estações de metrô mais próximas de cada atração, mas se descer em qualquer uma delas pode fazer o trajeto a pé para todos os outros.
* Um passeio que acabei não fazendo ali pela região foi a Manzana de las Luces, mas fiquei com muita vontade depois que soube dele.
** É pelo centro de Buenos Aires que fica o famoso Café Tortoni.
[…] dito no começo desse post, essas atrações foram feitas no mesmo dia do que as do centro da cidade. Para os próximos dias em Buenos Aires, tenho o texto sobre os Bosques de Palermo e o texto sobre […]