O que é Mangá e Anime? Universo Japonês

O que é Mangá

Talvez você não saiba a diferença entre essas duas coisas, então resolvi criar esse post para te dizer o que é um Mangá e um Anime. Tomara que suas dúvidas sejam sanadas.

O QUE É UM ANIME?

Anime é o nome dado aos desenhos animados produzidos no Japão, que no país é o termo utilizado para classificar todos os tipos de animações, ou seja, independente de sua origem (nacional ou estrangeira).

A origem da palavra ainda é incerta. Alguns pesquisadores consideram que seja uma abreviação do inglês “animation”, enquanto outros defendem que possa ter surgido a partir do francês “animée”.

O anime é confundido muitas vezes como um gênero de animação, quando na verdade é apenas um meio, já que ele pode apresentar inúmeros tipos diferentes como infantil, terror, romance, comédia, aventura, erótico, entre outros.

No Brasil os animes começaram a fazer bastante sucesso a partir da década de 80. Entre os títulos mais populares estão: Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, Sakura Card Captor, Pokémon, Digimon, Sailor Moon e Naruto.

CARACTERÍSTICA DOS ANIMES:

Geralmente vemos os sentimentos demonstrados nas expressões dos personagens. Estes também possuem olhos grandes, com brilhos e geralmente cabelos coloridos.

TIPOS DE ANIMES:

Eles possuem diferentes temáticas, são classificados de acordo com o tema e seu público alvo. Vou dar exemplos mais comuns, deixando de lado algumas inapropriadas.

  • Shonen: os animes shonen são destinados para quem gosta principalmente de ação e aventura. Exs.: Dragon Ball, Naruto, Saint Seiya, One Piece e Fairy Tail.
  • Shoujo: são mais direcionados para adolescentes do sexo feminino. Normalmente tratam dos chamados “ritos de passagem” de uma mulher, os dramas e as preocupações típicas das meninas durante a adolescência como o primeiro amor e primeiro beijo. Exs.: Special A, Ore Monogatari e Kimi Ni Todoke.
  • Seinen: animes para o público adulto. Tratam de assuntos complexos, profundos e realistas. Exs.: Elfen Lied, Berserk, Monster, Ajin e Death Note.
  • Hentai: para maiores de 18 anos. São os chamados animes eróticos ou pornográficos, com cenas de sexo explícito.
  • Josei: abordam romances mais sérios e realistas, diferentes dos Shoujos. Exs.: Kuragehime, Honey and Clover e Paradise Kiss.
  • Gender Bender: as personagens se vestem do seu sexo oposto, mas nesse gênero nem todos os personagens são assim. Exs.: Aoharu X Kikanjuu e Ouran High School Host Club.
  • Yuri ou Shoujo-ai: mostram relacionamentos entre garotas. Exs.: Strawberry Panic e Sakura Trick.
  • Yaoi ou Shonnen-ai: mostram romances entre garotos. Exs.: Yuri on Ice, Love Stage, Junjou Romantica e Seito Kaichou Ni Chuukoku.
  • Gore: são animes mais sombrios e sangrentos, geralmente para maiores de 18 anos. Exs.: Tokyo Ghou, Hellsing e Highschool of the Dead.
  • Sci-fi: animes de ficção científica. Exs.: Psycho Pass, Cowboy Bebop, Guilty Crown e No 6.
  • Mecha: apresentam robôs gigantes ou coisas parecidas. Exs.: Code Geass, Kuromukuro e Tegan Toppa Gurren Lagann.
  • Smut: para maiores de 18 anos. São romances com cenas de sexo, geralmente voltados para o público feminino. Exs.: Love Celeb, Happy Marriage? e Demon Love Spell.
  • Bara Yaoi: diferente do Yaoi, esse gênero é feito de gays para gays, mostrando mais a realidade do amor entre dois homens. Exs.: Boku No Sexual Harassment e Haru Wo Daiteita.
  • Futanari: aparecem mulheres com genitais masculinos ou hermafroditas. Exs.: Bible Back e Angel Blade.
  • Mahou Shoujo: animes que apresentam garotas com super poderes. Exs.: Sailor Moon e Sakura Card Captor.
  • Visual Novel: é um gênero de anime inspirado em jogos japoneses. O Visual Novel é um tipo de jogo com pouca ação e a jogabilidade é geralmente limitada com diálogos. Exs.: Diabolik Lovers, Steins Gate e Uta No Prince Sama.
  • Kemomo: são animes mais designados para crianças (mas não quer dizer que a gente não adore, né?). O maior exemplo é o Pokémon.

O QUE É MANGÁ?

Os mangás são tipos de histórias em quadrinho japonesas, que apresentam como principal característica o modo de leitura: feito de trás para frente, da direita para a esquerda.

Assim como os animes, os mangás tem traços bem exagerados, destacando as expressões faciais dos personagens e utilizando muitas onomatopeias. Diversos mangás, após ficarem famosos que deram origem aos animes, como Dragon Ball e Naruto.

O QUE É OTAKU E OTOME?

Não posso mencionar animes e mangás sem falar dos Otakus e Otomes.

Otaku é uma palavra de origem japonesa para designar pessoas que são extremamente fãs de algum determinado assunto, seja de esportes ou até de livros.

No Japão os Otakus são vistos como pessoas antissociais que buscam se dedicar apenas a aquilo de que são fãs. O Otaku quando atinge o ápice do seu comportamento, pode apresentar sintomas de fobia social.

Já na cultura ocidental, Otaku foi designado a alguém que é fã de anime e mangás. No Brasil eles são formados por fãs da cultura japonesa.

O mercado de produção para os Otakus gera milhões de ienes para o Japão, país este que tem um enorme centro de atração para os Otakus em Tóquio, o distrito de Akihabara.

Otome significa “donzela, virgem ou senhorita”, porém no Brasil essa palavra é utilizada como o feminino de Otaku. Ou seja, a fã do sexo feminino de animes e mangás japoneses.

Só que na realidade, Otaku é uma palavra unissex.

Você pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *