Conheça o Memorial da Resistência em São Paulo

memorial da resistência em são paulo

O Memorial da Resistência que fica em São Paulo é mais do que um museu, é um espaço para recordarmos e lembrarmos que as atrocidades cometidas não estão em um passado muito longe e podem voltar ao presente a qualquer momento.

Aqui funcionou entre 1940 a 1983 o DEOPS/SP (Departamento de Ordem Política e Social).

Esse prédio hoje é uma extensão da Pinacoteca do Estado e que não deixa morrer a história da repressão e resistência política durante o Estado Novo e a ditadura civil-militar no Brasil.

Roteiro pelo bairro da Luz em São Paulo

É um espaço necessário e que todos em São Paulo deveriam visitar. Só peço que se preparem.

Eu me considero uma pessoa “dura” porém teve um momento na última sala/cela que fiquei arrepiada e o choro veio muito naturalmente, fechando minha garganta e dando uma imensa dor em meu peito.

É difícil ser alheio à esse tipo de local.

Museus para conhecer em São Paulo

memorial da resistência em são paulo

Vemos na primeira sala uma linha do tempo dos acontecimentos anteriores até os posteriores ao período da ditadura, bem como uma maquete de como o prédio funcionava.

Depois são 04 celas que mostram frases coladas nas paredes, uma réplica exata de como eram as celas na época do DEOPS com rabiscos nas paredes e colchonetes no chão, e a mais simples, com bancos e uma flor no centro, mas pesada com depoimentos de ex-presos rolando na caixa de som.

Nos andares de cima possuem outras exposições temporárias e uma que chamou também a minha atenção foi sobre os índios paulistanos e como eles foram removidos do espaço geográfico, cultural e artístico.

Palácio do Catete, no Rio de Janeiro: Museu da República

Para saber quais as próximas exposições acesse o site do Memorial da Resistência.

Aberto todos os dias das 10h às 17h30, exceto de terça-feira que é fechado.

A entrada no Memorial da Resistência é gratuita a todos. Precisamos lembrar.

Procurando hospedagem?

Toda vez que viajo, minha primeira opção para buscar hospedagem é o Booking.com, um site que é queridinho de muitos outros viajantes também.

Por lá podemos comparar os preços de várias hospedagens, desde um hostel até grandes redes hoteleiras, além de verificar tudo que cada acomodação oferece ao hóspede.

Há muitas opções de hospedagem com cancelamento gratuito, o que, particularmente, eu gosto demais e dou prioridade na hora de realizar minha reserva.

Outra coisa muito bacana, é que quanto mais você reserva por lá, vai conseguindo maiores descontos nas próximas vezes com o programa de fidelidade da Booking, o Genius.

Juliana Saueia

Juliana é atriz, escritora e bacharel em Direito. Vive com os pés na estrada e a cabeça em outros planetas.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *