A vila de Trindade (RJ) é charmosa e linda. Ela pertence à cidade de Paraty e definitivamente vale muito a pena conhecer.
As praias de Trindade são lindas, com águas em tons de azul e verde. O local é perfeito para quem gosta de estar em conexão com a natureza, porque além do mar, a vila conta com cachoeiras e é rodeada por vegetação natural e montanhas.
Um paraíso, realmente!
Abaixo você conhece um pouco de algumas praias que conheci no final de semana que visitei a vila e a dica de uma hospedagem surreal: uma casa na árvore com uma vista de tirar o fôlego.
Casa Trilha da Lua – hospedagem em Trindade/RJ
Que experiência incrível foi me hospedar nessa casa da árvore.
Encontrei pelo Airbnb e deixo aqui o link para que você possa calcular o preço da diária na época em que gostaria de visitar Trindade.
A casa é deliciosa, cabem 7 pessoas de maneira confortável, sendo 3 quartos:
– O primeiro com uma cama de casal, banheiro e uma varanda para a entrada da casa;
– O segundo com duas camas de solteiro, banheiro e uma varanda que pega o próximo quarto também;
– E o último quarto com uma cama de casal, uma bicama, um banheiro e duas varandas, uma para a mata onde fica um varal para estendermos as roupas e a outra varanda com a melhor vista de todas, enorme, que junta com a varanda do segundo quarto.
Impossível não ficar apaixonada com essa vista direta para a Praia do Cepilho.
A cozinha é ótima, possui todos equipamentos necessários e a sala é uma delícia, com sofá, rede e mesinha.
Na sala e cozinha também tem uma varanda com um visual lindo e é super gostoso passar a noite ali.
Como todo paraíso, para chegar até a casa Trilha da Lua, como o próprio nome sugere, precisamos fazer uma trilha. O carro só chega até um estacionamento e dali precisamos descarregar nossos pertences e caminhar.
São 300 metros, mais ou menos, de subida. E uma subida bem difícil – ainda mais carregando nossas coisas. Por isso a dona da casa já avisa: levem o necessário, apenas.
Não recomendo para quem tem dificuldade de locomoção, porque é realmente complicado subir aquilo ali. Parece pouco (300 metros), mas sendo apenas subida o tempo todo, cansa demais.
Ainda assim, eu acho que valeu demais ter me hospedado por lá, realmente me senti privilegiada com aquela vista e voltaria numa boa.
Praias de Trindade-RJ
Passei um final de semana na vila de Trindade e conheci algumas praias da região. Infelizmente não deu tempo de visitar as cachoeiras, mas com certeza devem valer o passeio sim.
Praia dos Ranchos
Essa praia, também conhecida como Praia de Fora, fica no centrinho de Trindade, sendo de fácil acesso e possui vários quiosques que alugam mesas e cadeiras, tendo uma boa infraestrutura.
A atenção ao entrar no mar aqui precisa ser redobrada, pois as ondas em determinados momentos são bem fortes e a correnteza pode puxar para o fundo.
Ainda assim, muitas pessoas (eu inclusa) entram na água, muitas andam de canoa ou fazem até stand up paddle. Isso porque quando a água está calma, fica mesmo uma delícia de aproveitar.
Praia do Meio
Uma praia próxima ao centrinho, onde precisamos apenas fazer uma caminhadinha super leve e rápida. Essa mini trilha sai próxima a praia dos Ranchos.
A praia é pequena, mas com águas maravilhosas, para nadar e apreciar. Sendo uma das preferidas de quem visita Trindade.
Aqui não tem estrutura, apenas ambulantes e barqueiros que nos levam para outras praias que não tem acesso de carro.
Piscina Natural do Cachadaço
Um cartão postal de Trindade e um local super gostoso de conhecer.
É acessada de barco e custa R$ 40,00 ida e volta, durando 5 minutos de viagem. Ou você pode acessá-la por meio de uma trilha de 30 minutos entre a Praia do Meio e a Praia do Cachadaço (que não conheci).
Uma piscina natural com água verdinha e barreira de pedras (onde deixamos nossos pertences), onde as pessoas ficam aproveitando o dia tranquilamente.
Por ser um ponto bem famoso da cidade, aos finais de semana e feriados fica lotado.
Praia de Galhetas
A minha preferida! rs
Ela só pode ser acessada de barco e custa em média R$ 80,00 ida e volta para chegar até lá.
Peguei o barco na Praia do Meio e combinei com o barqueiro de me buscar as 16hrs. Ele deixou seu número de telefone comigo (lá pega sinal) para caso eu quisesse voltar antes, avisar.
A praia é pequeninha, mas deliciosa demais. A água é calma e de um verde esmeralda incrível.
Tem lugar para fazer churrasco e uma bica de água potável.
Piscina Natural de Galhetas
Do meio da Praia de Galhetas encontramos uma trilha de 15 minutos até uma piscina natural.
A trilha é tranquila e tem um visual incrível no meio dela da própria Praia de Galhetas.
Chegando no fim da trilha, damos de cara com várias pedras e no meio a piscina natural.
É um ótimo local para nadar (mas com cuidado) ou apenas para sentar e ficar observando o mar.
Como chegar em Trindade (RJ)
São 16km do trevo de Paraty até Trindade.
Caso esteja sem carro, a melhor forma é chegar até a rodoviária de Paraty e dali pegar um ônibus para Trindade. A empresa que faz o trajeto é a Colitur.