Saiba que você pode encontrar o que fazer em Palmas em 2 dias, afinal a capital do Tocantins conta com vários pontos turísticos para visitarmos.
Aqui embaixo você descobre opção de onde se hospedar, onde comer e o que fazer em Palmas em 2 dias de viagem!
Quem vai ao Jalapão certamente passará por Palmas e eu recomendo fortemente que separe alguns dias para conhecer a cidade.
Tocantins é o Estado mais novo do Brasil, localizado na região Norte e foi criado na Constituição Federal de 1988, sendo sua capital Palmas inaugurada em 20 de maio de 1989 e instalada em 01 de janeiro de 1990.
Onde se hospedar em Palmas
No planejamento que fiz, resolvi reservar uma noite na chegada ao Tocantins e mais uma noite na volta do Jalapão no Hotel 10 em Palmas (parceiros do Blog Além da Curva), assim poderia curtir a cidade um pouco melhor, sem correr tanto.
Ah, peguei o voo da volta pra São Paulo a noite, assim pude deixar as malas no hotel após o check-out e continuar passeando pela cidade sem preocupação.
Localização:
O Hotel 10 Palmas fica a 500 metros do Palácio Araguaia e Praça dos Girassóis.
O Uber de lá para todos os lugares que frequentamos de carro era baratinho. Até o Shopping Palmas são 20 minutos de caminhada.
Quartos:
Ficamos em quartos amplos, com 02 camas de casal grandes e muito confortáveis, que foi ótimo principalmente depois de horas na estrada durante a volta do Jalapão.
Possui TV, frigobar, ar condicionado e Wi-fi que pegou extremamente bem.
O banheiro era muito limpo e com um bom tamanho, sendo a pia do lado de fora. A roupa de cama e toalhas também estavam limpas.
No fim do corredor, dos dois lados, possui uma janela enorme com vista bem bacana da cidade de Palmas.
Aliás, o elevador possui janela panorâmica e o Hotel 10 possui 14 apartamentos acessíveis.
Eles não possuem restaurante ou serviço de quarto, mas caso queira existe uma loja de conveniência dentro do hotel.
Café da manhã:
Servido das 06h30 às 09h30, possui pães diversos, torta salgada, leite, café, iogurte, achocolatado, frutas da estação, omelete, salsicha, calabresa, frios, pães de queijo, bolos, gelatina e salada de frutas.
Tudo de ótima qualidade.
Preço da diária: Em média R$ 250,00.
VEJA OUTRAS OPÇÕES DE HOSPEDAGEM EM PALMAS AQUI!
Onde comer em Palmas
Restaurante Ecológico:
Um self service com boas opções por R$ 14,00.
Quem levou a gente para comer por lá foi o Junera da Jalapão Calliandra.
O lugar é bem grande, num espaço rústico e contém pratos da região como o arroz de pequi.
Shopping:
Outro lugar com opções democráticas para comer são as praças de alimentação dentro dos Shoppings da cidade.
Conhecemos dois: o Capim Dourado Shopping e o Shopping Palmas, e os dois possuem restaurantes conhecidos.
O que fazer em Palmas em 2 dias
Assim que chegamos no aeroporto fomos recepcionadas pelo Junera da agência Jalapão Calliandra Ecoturismo, que além da expedição ao Jalapão, acompanha os turistas em um city tour histórico, cultural e ecológico na capital do Tocantins.
E ele nos levou direto para conhecer alguns pontos muito interessantes, que contam muito a história de Palmas.
Parque Cesamar:
Criado em 1998 para ser um espaço de melhoria de qualidade de vida da população.
Por lá fica a Casa Sussuapara, sede da primeira prefeitura de Palmas e que hoje funciona um museu Casa da Cultura, abrigando um acervo histórico da capital com fotos e documentos da história de Palmas.
Quando fizemos a visita fomos recebidas com um mar de capivaras, que até o próprio Junera se surpreendeu.
Palácio Araguaia:
Sede do poder executivo estadual, foi inaugurado em 09 de março de 1991. Fica na Praça dos Girassóis.
Aqui encontramos o marco do centro Geodésico do Brasil, que fica nas escadarias no palácio.
Praça dos Girassóis:
Está no centro do plano diretor de Palmas, com uma área útil de 14 mil metros quadrados.
É considerada a maior praça pública das Américas e a segunda maior do mundo.
Memorial Coluna Preste:
Obra de Oscar Niemeyer que condecora a marcha realizada pela Coluna Prestes na região.
Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana:
Localizado na frente do Memorial Coluna Prestes, é uma homenagem aos 17 militares e um civil que se rebelaram contra a República Velha.
Nas esculturas vemos 19 pessoas, pois incluíram o fotógrafo que registrou tudo na época.
Museu Palacinho:
Primeira edificação construída em Palmas e a primeira sede do poder executivo do governo do Tocantins.
Hoje é o Museu Histórico do Tocantins, que nos leva em uma viagem no tempo, história e criação desse Estado.
Ele encontra-se em uma parte alta da cidade, portanto a vista é bem legal. Junera, nosso guia, mostrou em uma fotografia que tem no Museu Palacinho, a primeira escola de Palmas, onde ele próprio estudou.
Praia de Luzimangues:
Atravessamos a ponte que passa por cima do Rio Tocantins e chegamos nessa praia do rio que é uma delicinha e conta com uma visão privilegiada de Palmas.
Acabamos não entrando na água, mas o ambiente é bem tranquilinho.
Placa Eu Amo Palmas:
Depois de chegar no Hotel 10, deixar nossas coisas e descansar um pouco, fomos para o Capim Dourado Shopping jantar e comprar um protetor solar que eu havia esquecido.
Na entrada do shopping fica a placa Eu ♥ Palmas e como hoje essas placas estão super na moda, vale a pena parar ali pelo menos para garantir a foto.
Praia da Graciosa:
Em nosso último dia saímos para ir em uma loja de artesanatos e depois fomos conhecer a Praia da Graciosa, que estava super tranquilinha, talvez porque era dia de semana, não sei ao certo.
É praia de rio também, então a água é super calminha.
Praia do Prata:
Essa é uma praia que eu não conheci, mas óbvio que deixarei a dica aqui para vocês.
É a praia mais frequentada de Palmas e parece muito gostosa.
Ilha do Canela:
Se eu tivesse um terceiro dia com certeza iria aproveitar esse espaço.
É uma propriedade particular onde só pode chegar de barco que sai da Praia da Graciosa.
É um passeio recomendadíssimo, todos falam da Ilha do Canela, uma pena eu não ter conhecido.
* Esse post contém o apoio da agência Calliandra Ecoturismo que nos concedeu um city tour em nosso primeiro dia na cidade, bem como a cortesia de duas diárias com café da manhã pelo Hotel 10 Palmas. Por favor, veja a política do blog para mais informações.
Gostei muito de suas dicas, pretendo ir ao Jalapão em breve e vou aproveitar para conhecer Palmas. Valeu pelas dicas
Siiiim, não deixe de colocar Palmas no roteiro é uma cidade muito incrível de conhecer e merece atenção.
Que lindas dicas para explorar Palmas. Adorei o Parque Cesamar e as suas capivaras. Nunca vi tantas, no mesmo lugar. E a Praia de Luzimangues. Que linda e tranquila!
As capivaras foram um achado mesmo, até o guia se surpreendeu com tantas. Ele estava procurando em outro local para nos mostrar e de repente elas estavam ali bem na nossa frente rs Muito especial.
Amei seu post, muito bem explicadinho. Obrigada por compartilhar com a gente suas dicas.
Adorei as dicas! Não sabia que tinha tanta coisa pra fazer em Palmas 🙂
Esse post não merece só Palmas, mas o Tocantins inteiro… rs Que legal, viu, nunca tinha visto um post dessa cidade, gostei muito.
Oi Ju, como ce está? Otimo post, tudo muito bem explicado. Gostei e estou interesado em fazer uma visita, quando seria uma boa época para ir lá?
Olá, estou bem e você? Muito obrigada! Olha, acredito que Palmas possa ser visitada durante todo o ano, devido às altas temperaturas do Estado do Tocantins. O período chuvoso vai de novembro a abril, porém eu visitei em fevereiro e não peguei chuva na capital, pelo contrário, peguei muito calor. Setembro e Outubro são os meses mais quentes por lá.
Normalmente, os textos sobre o Tocantins dão ênfase apenas ao Jalapão. Mas vc nos apresentou o que fazer em Palmas. Adorei as dicas.
Muito legal as tuas dicas sobre Palmas, já estava pensando em conhecer o Jalapão, e lendo o post já pensei em montar um roteiro maior pelo Tocantins.
Boa, Andrea! Monte mesmo, vale a pena ficar mais uns dias pra aproveitar o que fazer em Palmas também!
Ainda não conheço Palmas e nunca tinha lido nenhum texto que falasse com tanto detalhe como você escreveu. Gostei bastante de seu roteiro e o que fazer em Palmas em 2 dias. O museu é muito lindo e amei a indicação do Hotel! Obrigada!
Interessante demais o que fazer em Palmas. Na verdade não é um destino tão turistico como outros do Brasil e gosto de ver essa divulgação. Já o parque cesamar já ouvi falar que é lindo e suas fotos comprovam isso mesmo. Abraços
Tinha planejado fazer Palmas em 2 dias também, da mesma forma que você, um dia antes e outro depois do Jalapão. Mas é tanto o que fazer em Palmas segundo seu artigo que já estou pensando em acrescentar mais um dia ao fim da viagem, até mesmo para descansar um pouco mais.
Genteeee, amei o mar de capivaras! Fofuras!!! Adorei seu post e provavelmente será meu próximo roteiro. E com certeza vou aproveitar para conhecer Palmas. Valeu pelas dicas. Beijinhos
Olha que legal !!! Palmas para mim seria uma cidade só de passagem quando eu fosse para o Jalapão, mas gostei de saber o que fazer, acho que estou mudando de ideia
Legal saber o que fazer em Palmas. Estive lá uma vez, a trabalho, mas não deu tempo de conhecer a cidade. Bom saber tudo isso para aproveitar da próxima vez.
Não conhecia nenhum roteiro em Palmas e esse de 2 dias me pareceu super proveitoso. E as capivaras, umas fofas, dá pra chegar pertinho assim sem problema?
Olha, foi uma surpresa enorme encontrar as capivaras ali. O nosso guia tinha acabado de comentar que às vezes encontrava uma ou outra capivara ali e de repente surge esse bando! hahaha Chegamos perto, mas sempre contornando por elas, não passamos no meio e nem mexemos com elas.
Quantas coisas tem para fazer em Palmas! Nem sabia que era tão interessante visitar essa capital do Brasil. Adorei a dica de onde ficar e das atrações, vou usar assim que tudo melhorar 🙂
Adorei essas dicas do que fazer em Palmas. Descobri que preciso voltar e passar 2 dias!
Eu não tinha a menor ideia que tinha praia em Tocantins. É praia de Lago? rio? porque mar eu acho que não tem lá ne?
Adorei o post! Não fazia nem ideia do que fazer em palmas em 2 dias, nem um dia nem 3 hehehe. A única coisa que eu sabia que tem no tocantins é o Jalapão… Menina e esse mar de capivaras? Que recepção! Amei o post!
Isso mesmo Cintia, é praia de rio! Muito legal né? Eu também fiquei surpresa quando vi, e o clima é super gostosinho.
Eu amei saber o que fazer em Palmas em 2 dias, eu tenho muita vontade de conhecer o Tocantins, ainda não fui por falta de oportunidade. Que linda essa “praia’! Muito curioso saber sobre esse lugar!
Gostei muito de ter conhecido Palmas e do seu roteiro do que fazer em 2 dias por lá. A cidade merece mesmo ser visitada.