Melhor época para visitar a Chapada dos Veadeiros

Melhor época para visitar a Chapada dos Veadeiros

Saber qual a melhor época para visitar a Chapada dos Veadeiros pode transformar sua viagem.

Sabendo qual o período que você tem disponível e se informando sobre como fica a região nessa época, é possível fazer uma viagem confortável. Aqui trago informações sobre as duas épocas que predominam na Chapada: a chuva e a seca.

LEIA TAMBÉM:
Chapada dos Veadeiros sem carro

Na verdade a Chapada é um destino para se visitar o ano todo. Porém, na região temos duas estações bem definidas que podem modificar bastante sua maneira de fazer turismo.

Eu sou da tribo que viajo quando posso. Não havendo um perigo como, por exemplo, alguns lugares em que não são bons de visitar por conta de ser época de furacões, pra mim tá tudo certo.

No meu caso específico, não olhei a data mas sim o preço das passagens aéreas. Encontrei promoção saindo de São Paulo para Goiânia em Mar/20 e aproveitei, estava imperdível e numa época em que eu poderia viajar.

Seguros Promo

Melhor época para visitar a Chapada dos Veadeiros: Época da seca | Maio a Setembro

Essa é a época em que a maioria das pessoas preferem visitar a Chapada dos Veadeiros, por não ter problema de acordar e perder o dia por conta de chuva. Ou de visitar uma cachoeira que viu nas fotos do Instagram de água verde ou azul, e chegar lá ela estar turva.

Ainda, um taxista lá da Chapada dos Veadeiros nos disse que a melhor época para visitar a região seria entre abril e julho.

Como ir para a Chapada dos Veadeiros

Outra questão importante que evita-se visitando a Chapada nesses meses é a tromba d’água.

A região é quente o ano todo, portanto nessa época durante o dia estará sol e calor. Já durante a noite, será imprescindível levar casacos e calças para usar, principalmente no mês de Julho (o mês mais lotado na Chapada por conta das férias).

Melhor época para visitar a Chapada dos Veadeiros

Lembrando que, você até pode fugir da estação de chuvas e visitar a Chapada dos Veadeiros na época da seca para ver as cachoeiras mais bonitas, mas nessa época da seca terão cachoeiras que você nem irá encontrar.

Isso ocorre porque algumas cachoeiras só ficam visíveis na época das chuvas (poucas mas acontece) ou então ficam com o volume de água mais baixo.

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros

Outra coisa é: embora durante todo o ano no cerrado encontramos um calorão, se você tem um pouco de frescura com água gelada, esse é o período em que as águas podem ficar ainda mais frias, já que não é o verão oficial.

Ainda assim, essa é a época mais estável para visitar a Chapada dos Veadeiros.

Melhor época para visitar a Chapada dos Veadeiros: Época das chuvas | Outubro a Abril

Essa foi a época que visitei e fiz algumas anotações importantes para trazer à vocês.

Por abarcar o período da primavera e do verão, as cores na Chapada ficam mais vivas e bonitas. As cachoeiras ficam cheias de água, o que proporciona melhores banhos.

Melhor época para visitar a Chapada dos Veadeiros

O maior problema é que a época é de chuva! Assim, as cachoeiras que estão mais cheias, também correm perigo de tromba d’água.

Tromba d’água é o aumento do volume de água no rio por conta de uma chuva rápida que leva para as quedas das cachoeiras uma avalanche.

Tudo isso acontece muito rápido e muitas vezes as pessoas não conseguem sair a tempo do local e acontecem fatalidades.

E todo mundo na Chapada vai falar pra você: cuidado com as trombas d’águas. Porque é algo sério e que acontece nesse período.

Na Cachoeira dos Cariocas, dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, nem ficamos muito por perto porque foi um dia de muita chuva, por exemplo.

Aliás, isso é algo que pode (e vai) acontecer: chuva durante a trilha. Chegou uma hora que estava perigoso prosseguir. Fomos até onde conseguimos, mas precisávamos respeitar a Mãe Natureza e nossos limites.

Contei mais no post sobre o meu Roteiro de 4 dias na Chapada dos Veadeiros.

E as trilhas da Chapada já são pesadas, na chuva então, é mais um obstáculo. Nesse dia mesmo, no Parque Nacional, uma das pontes que passamos na ida, quando retornávamos, estava debaixo da água.

A incidência da chuva, até o mês de Março, é grande. Mas não quer dizer que vá chover o dia todo.

Meditando pra chuva parar!

A experiência que nos foi passada por um morador da região é que se amanhece o dia chovendo, a tarde faz sol. Que foi o que aconteceu em nosso primeiro dia e só saímos pra fazer algo a tarde.

Descontos para a sua viagem!

Já se amanhece ensolarado, não perca tempo e vá para alguma atração, porque tem grandes chances de chover a tarde. O que se passou em nosso segundo dia, esse que comentei ali em cima dentro do Parque Nacional.

Mas, em nosso terceiro dia, por exemplo, não houve chuva nenhuma. Os dias vão ser bem alternados.

Melhor época para visitar a Chapada dos Veadeiros

Algumas cachoeiras também não estarão com suas cores cristalinas, mas sim barrentas. Na minha viagem, queria muito visitar a Cachoeira de Santa Bárbara, que é a mais famosa e muitos dizem que a mais bonita.

Mas nos disseram que ela estava com a água turva e não valeria a pena todo o esforço, ainda mais por estarmos sem carro, viajando de carona.

Independente da época que visitar a Chapada dos Veadeiros, outro fator que deve-se levar em conta é que a região é extremamente quente. Mesmo no inverno, o calor pode ser insuportável.

Até quando a Terra vai ser capaz de nos sustentar?

Não esqueça de se hidratar e se alimentar corretamente. Além de estar com sapatos e roupas apropriadas para esse tipo de lugar.

PLANEJANDO SUA VIAGEM?

Faça sua reserva pelos links parceiros do blog! Recebemos uma pequena comissão que ajuda a manter o blog no ar e você não paga nada a mais por isso.

Você pode gostar...

11 Comments

  1. Roberto Caravieri

    Que linda vista da Chapada dos Veadeiros! Adorei saber tudo isso! Arrasou muito nas dicas! Abraços!

  2. Bom saber, até pq tenho planos para conhecer a Chapada pós pandemia 💚

  3. Patrícia Veludo

    Completamente apaixonada por esse lugar. Que fotos maravilhosas.

  4. Sabrina Albuquerque

    Tenho muito vontade de conhecer a Chapada dos Veadeiros. Quando for planejar a viagem, já sei onde pegar as dicas

  5. MOISES BATISTA DA COSTA

    Muito interessante seu post sobre a melhor época para viasitar a chapada dos veadeiros. Estes destinos de ecoturismo é muito importante saber a data certa pois a viagem pode se tornar um caos se a data nao for a correta.

  6. Sou completamente apaixonada pela Chapada dos Veadeiro! Já fui umas 6 ou 7 vezes! Mas parecia sempre estar seco kkkkk

    1. hahhahaha que sortuda!! Nos meus dias na Chapada dos Veadeiros foi bem equilibrado, chuva com sol.

  7. Seu post aumentou minha vontade de conhecer a Chapada dos Veadeiros. Quanta beleza nesse lugar! Adorei as dicas e informações. Amei!

  8. Elizabeth werneck

    Uau! Que lugar incrível! Simplesmente adorei! Já quero visitar! Obrigada por compartilhar

  9. VANESSA SILVA PINHEIRO DUARTE

    Quero muito conhecer, lugar maravilhoso. Obrigada pelas dicas. Planejamos ir de carro nas férias. Primeiro pra diamantina e segunda opção é veadeiros.

    1. Nossa, essa viagem vai ser incrível hein? E visitar a Chapada dos Veadeiros de carro é uma excelente ideia!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: