Sabemos que uma viagem começa muito antes do embarque e nesse post conto algumas dicas de Montevidéu, para que você planeje sua experiência antes de ir viajar para a capital do Uruguai.
Uma das coisas que mais abraçaram meu coração foi caminhar pela cidade e perceber como eles são engajados politica, social e culturalmente.
O “paisito”, como é conhecido o Uruguai, para mim é gigante! Ele é o menos corrupto da América Latina e o povo leva muito a sério ser um país laico na sua Constituição.
Dá para ver o quanto eles são engajados em um mundo mais igualitário. Acredito que, de todas as atrações do Uruguai em si, respirar sua cultura em termos de princípios e moral é dar um salto na evolução humana.
Outra coisa que me encantou na cidade é a maneira como seus moradores ocupam cada espaço dela.
Em Montevidéu a rua é do povo! E eles não pensam duas vezes para sair de dentro de casa, encontrar um lugar público para sentar e tomar seu mate (espécie de chimarrão) com os amigos, recebendo a luz do sol em seu corpo.
A avenida 18 de Julio tem uma certa agitação de cidade grande, mas se você vira para as calles (ruas) que cruzam a avenida, sentirá uma tranquilidade boa do interior.
Sem falar que a maioria das calles são todas presenteadas com grandes árvores que embelezam nossa caminhada.
De tanto amor que tive pela capital uruguaia, somente uma coisa não me agradou: tem muito pombo na cidade e não é exagero.
Eu nunca havia visto tantos pombos num lugar só, nem mesmo na Praça da Sé, aqui em São Paulo.
Moeda: Real x Dólar x Peso uruguaio
A moeda oficial do Uruguai é o peso uruguaio. E ao contrário de muitos países, ali é um ótimo local para usar o cartão de crédito em restaurantes.
Isso porque existe a devolução do imposto IVA em 18,5% sobre o serviço turístico prestado.
Geralmente na nota da compra vem o preço e o valor que será descontado na sua fatura, só ficar de olho. Além da parte alimentícia, você também pode obter esse desconto caso alugue um carro no Uruguai, desde que pague com o cartão de crédito.
Essa é uma das dicas mais legais e que é bom ficar de olho ao usufruir de restaurantes em Montevidéu.
Sempre ficamos na dúvida se levamos dólar ou real para fazer a troca, e pra falar a verdade acho que não vale a pena trocar o real para o dólar e depois o dólar pelo peso uruguaio. Fiz as contas quando viajei e ia sair perdendo. Só vale se você já tiver dólar de outras viagens com você.
Onde trocar a moeda
Como mencionei a Av. 18 de Julio ali em cima, já deixa eu dizer: lá possui as melhores cotações da moeda. Existem várias casas de câmbio.
Ande um pouco pela avenida sem pressa, pesquise a melhor taxa de câmbio do dia e faça a troca.
Aconselho, porém, a levar do Brasil algum dinheiro já trocado para emergências, e tentar não fazer a conversão no aeroporto, apenas se for muito necessário.
Passagem Áerea
O interessante é, sabendo mais ou menos a época em que poderá viajar, você criar alertas para quando a passagem que está procurando estiver com um preço melhor, você receber o aviso e poder economizar.
Para isso é só procurar o sininho dentro do site que está pesquisando e cadastrar teu e-mail e acompanhar toda mudança que houver nos preços.
Um site ótimo que te dá essa opção é o Passagens Promo! É relevante acompanhar o preço das passagens pelo site para ter certeza de que estará fazendo um bom negócio.
Muitas vezes durante a pesquisa da passagem aérea, fazer variações das datas pode te dar uma noção ainda melhor de preços. Viajar um dia antes ou um dia depois pode te trazer uma enorme vantagem financeira.
A antecedência na compra também é um fator que ajuda a baratear o preço da passagem.
Seguro Viagem
Não é obrigatório para entrar no Uruguai, mas cá entre nós: viajar sem seguro é furada. A gente paga rezando para nunca usar esse serviço, mas é justamente quando damos “mole” que algo acontece e aí perdemos dinheiro e tempo.
Podemos ficar doentes durante a viagem, precisar fazer alguma cirurgia às pressas, podemos sofrer algum acidente, nossas bagagens podem ser extraviadas, e tantos outros problemas que torcemos para passar longe da gente.
Mas e se acontecer? Pelo menos você estará assegurado.
Existem vários tipos de seguros, desde os mais básicos até uns bem completos para viagens longas. A dica é você avaliar qual o tipo de cobertura você precisa para sua viagem.
Alguns te oferecem assistência médica e seguro em caso de morte acidental, outros além disso oferecem coberturas para cancelamento de viagem, extravio de bagagem, medicamentos, assistência odontológica, repatriação, assistência jurídica e muito mais.
Recomendo para você o site da Seguros Promo (por esse link você ainda consegue 5% de desconto com o código ALEMDACURVA5), que possui diferentes tipos de seguros para você comparar por cobertura e preços, e verificar qual o melhor para a sua viagem.
Se você for gestante ou for praticar esportes, também há opções para te acolher e fazer com que sua viagem seja a mais confortável possível.
Como sair do Aeroporto de Montevidéu
O aeroporto não fica muito perto do centro, então você precisará desembolsar uma graninha para chegar em sua hospedagem.
A opção mais barata é o ônibus que custava $ 55 pesos (out/16). Você pode pedir informação no balcão turístico que fica dentro do aeroporto dizendo para onde precisa ir que eles irão te ajudar.
Te entregam um mapa e dão os números dos possíveis ônibus a se pegar, até desenham a rota de cada um para você.
Outra sugestão é utilizar do aplicativo Uber, que funciona igualzinho o daqui, sendo bem mais barato do que pegar táxi. O aeroporto conta com Wi-fi grátis, podendo fazer a solicitação numa boa.
Chegamos na opção menos viável, porém rápida e confortável, que é o táxi. Eu realmente acho que não vale a pena, perguntei quanto sairia a corrida até o meu destino e daria, na época, $ 1400 pesos.
Veja o tamanho do rasgo que seu orçamento aguenta e o quanto de comodidade você precisa, e faça sua escolha.
LEIA TAMBÉM:
O que é um hostel e como funciona
Chip de Viagem
Um chip de viagem faz toda diferença nessa era digital. Poder estar conectado o tempo todo sem depender do Wi-fi dos locais públicos e hoteis é algo que muitos de nós queremos.
Subir aquele stories no Instagram, fazer uma postagem com uma foto linda, tuitar sobre algum causo da viagem, fazer chamada de vídeo com a família que ficou no Brasil, tudo isso requer uma internet boa e estável.
Na Viaje Conectado você pode analisar os planos que estão funcionando para o país a ser visitado e adquirir o que mais se encaixa com a viagem que irá fazer.
Onde se hospedar em Montevidéu
Eu fiquei hospedada no Hostel Che Lagarto e adorei.
Fiquei em um quarto compartilhado feminino que era bem espaçoso e confortável. O locker ficava embaixo da beliche e coube meu mochilão de 65 litros, sobrando espaço, aliás.
O banheiro do quarto era ótimo, num tamanho legal e limpo.
O café da manhã era bem simples, com café e bolachas. Em compensação o Wi-fi pegava absurdamente bem e a recepção era muito simpática e prestativa. Tudo que precisasse eles ajudavam e davam recomendações.
Achei a localização boa, atrás da Av. 18 de Julio, de onde pode-se pegar ônibus para qualquer lugar. Aliás, fiz muitas coisas a pé.
Toda vez que viajo, minha primeira opção para buscar hospedagem é o Booking.com, um site que é queridinho de muitos outros viajantes também.
Por lá podemos comparar os preços de várias hospedagens, desde um hostel até grandes redes hoteleiras, além de verificar tudo que cada acomodação oferece ao hóspede.
Há muitas opções de hospedagem com cancelamento gratuito, o que, particularmente, eu gosto demais e dou prioridade na hora de realizar minha reserva.
Outra coisa muito bacana, é que quanto mais você reserva por lá, vai conseguindo maiores descontos nas próximas vezes com o programa de fidelidade da Booking, o Genius.
PROCURANDO OUTRA ACOMODAÇÃO NO URUGUAI? CLIQUE AQUI!
Dicas para se alimentar em Montevidéu
Montevidéu não é uma cidade barata quando se trata de alimentação, acho que o preço é bem parecido com o de São Paulo e Rio de Janeiro.
A dica é sempre tentar fugir da zona turística e procurar restaurantes em locais que não tenham atrações que visitantes de fora vão conhecer. Assim paga-se menos e come-se bem, afinal, o prato individual no Uruguai é enorme e muito farto.
Pergunte aos locais onde eles costumam comer na cidade, com certeza eles vão para lugares com preços bem melhores do que os restaurantes turísticos.
Não estou dizendo que os restaurantes de lugares frequentados por turistas são ruins, pelo contrário. Apenas estou dando uma dica caso precisem economizar, como era o meu caso.
Um local bem conhecido para almoçar que está em todos os guias com dicas de Montevidéu é o Mercado del Puerto, que dizem ser o melhor lugar para comer a parrillada uruguaia (vários tipos de carnes vermelha, linguiça e frango). Porém é um espaço MEGA turístico, o preço é exorbitante e eu não achei que valeu a pena.
No Mercado del Puerto você só encontra estrangeiro, até porque os navios de cruzeiros param ali perto, sendo o mercado um ponto certeiro que os passageiros do navio passarão.
Lá tem tudo quanto é souvenir para presentear a família e amigos. Os restaurantes parecem todos iguais, no mesmo padrão.
Segurança
Saí duas noites em Montevidéu, voltando tarde para o hostel. E nessas duas vezes eu me senti tão tranquila que nem parecia que estava em um país da América do Sul.
As ruas estavam vazias e no primeiro dia eu fiquei bem receosa do horário que estava voltando, era madrugada.
Maria, uma paraibana que mora em Montevidéu e conheci na cidade no meio do Candombe, me tranquilizou dizendo que não precisava ter tanto medo quanto eu estava tendo.
Ainda assim fiquei receosa, principalmente quando, no meio do caminho, me despedi de Maria para seguir o caminho de meu hostel. Mas Montevidéu é tão incrível que me fez chegar feliz da vida porque passei por alguns pontos onde haviam vários homens na rua e nenhum mexeu comigo!
O que me preocupa por ter ficado feliz com isso é que não é algo que deveria me deixar bem, deveria ser algo que eu nem precisaria me preocupar em lugar nenhum.
Foi impactante andar as 03 horas da manhã sentindo aquela segurança toda. Me senti muito mais segura do que em São Paulo.
Claro, não digo isso para que fiquem relaxados demais e deem mole na rua, o cuidado e a atenção devem estar presentes em todos os lugares. Apenas quis comentar pra gente perceber que a América do Sul não é esse poço de insegurança que pintam por aí.
Existe lugares muito bons também.
Dicas sobre a Rodoviária de Montevidéu
A capital uruguaia foi o centro de minha viagem, pois eu queria ir para mais duas cidades que ficavam em lados opostos: Cabo Polonio e Colonia del Sacramento. E Montevidéu fica entre essas duas.
Por esse motivo acabei ficando muito amiga da rodoviária Tres Cruces, que abriga um shopping nos pisos superiores.
Lá na rodoviária tem guichês de todas as empresas e eu sempre comprei minhas passagens na hora, porque podia ir cotando de balcão em balcão os melhores preços e horários.
Se não me engano em todas as vezes viajei com a empresa COT que era o melhor custo x benefício. Alguns ônibus possuíam Wi-fi, outros não, era sorte. Os veículos eram bons, confortáveis e novos.
Da rodoviária sai também um ônibus da COT em direção à Punta del Leste que para no aeroporto e pode ser mais uma opção na hora da volta pra casa.
Ir embora de Montevidéu me deu um aperto no peito e quero muito voltar pra essa cidade tão bonita, repleta de cores e de vida.
Espero que possam aproveitar essas minhas dicas de Montevidéu. No próximo post conto o que fazer por lá.
[…] Buenos Aires mais cara que Montevideo em termos de preços de […]
[…] um ônibus na rodoviária de Montevideo pela empresa COT até o terminal de Cabo Polonio.Você também pode tentar pegar carona, se quiser, […]
[…] já fiz um post com algumas dicas úteis de lá e comentei o quanto fiquei apaixonada pelo […]
Po, que bacana essa dica do cartao de credito! Nao sabia dessa devolucao! Top demais!
Adorei seu post cheio de dicas e informações. Tenho muita vontade de conhecer a capital uruguaia. Vai me ser muito útil!
Ainda não fui para montevidéo, mas quero ir. Eu quase fui à alguns anos atrás, mas ouve uma mudança de planos. Quase fui novamente passado, mas ouve outra mudança de planos. Mas ainda irei. E já sei aonde pesquisar as coisas. Aqui. hehehe
beijos!
Ju, eu sou suspeita para falar do Uruguai, amo demais! Em minha lua de mel alugamos um carro em Montevideo e seguimos pelo litoral passando por Canelones, Punta Ballena, Punta Del Leste até Punta Del Diablo e fizemos também parte do interior, como Maldonado. Voltei apaixonada!
O Uruguai sempre foi um país que me encantou. Me identifico com sua Cultura, seu povo com tudo por lá!
Eu também mega me identifico com o Uruguai e suas filosofias de sociedade. Um país que abraçou meu coração.
Muito boa essa dica do uso do cartão de crédito!!! Uma mão na roda! Adorei!
Sempre ouço falar muito bem de Montevideo e tenho muita vontade de conhecer! Quantas horas de ônibus até Cabo Polonio e Colonia del Sacramento? Beijoss e parabéns pelo post
O Uruguai é um país incrível, vale a pena ver com os próprios olhos. Até Cabo Polonio, se não engano, foram umas 03 horas e meia de ônibus e pra Colonia foram umas 02 horas e meia.
Gostei da dica da devolução do IVA! Mas como é feito na prática? Onde pedir essa devolução?
Oi Andrea, ele é realmente ótimo e faz valer a pena utilizar cartão de crédito mesmo com o iof. O desconto vem automaticamente, no recibo do cartão você consegue o desconto já aplicado.
Ju, adorei as suas dicas completinhas! Minha meta para o próximo ano é explorar mais a América do Sul e, com certeza, seu post será muito útil!
Esse seu post venho em boa hora! Vou para aí no final do ano e, claro, já estou pegando todas as dicas daqui. 😉