Como tirar passaporte brasileiro

Como tirar passaporte brasileiro

Dizem por aí que ostentação de verdade é um passaporte cheio de carimbos. Só que para começar sua andança pelo mundo e poder exibir todos aqueles destinos que você foi passando pelo caminho, o primeiro passo é, dã, tirar um passaporte! kkkkk E se você ainda não tirou o seu, aqui vai um guiazinho de como fazer para tirar esse bendito passaporte brasileiro e começar a colecionar carimbos em cada viagem internacional que fizer.

O que é um passaporte brasileiro e porquê preciso tanto dele?

O passaporte é um documento que te permite transitar do seu país para outro estrangeiro.

Lembrando que os países pertencentes a MERCOSUL (Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela) permitem que você viaje apenas com seu documento de identidade (RG) entre eles, de resto, para qualquer país que você vá, sem o passaporte não será permitida sua entrada. Ele é feito aqui no Brasil pela Polícia Federal ou no exterior por embaixadas brasileiras.

Você precisa dele para demonstrar que é um cidadão do nosso país e que sua viagem está legalizada, inclusive é sempre bom manter várias cópias do passaporte enquanto está viajando em lugares diferentes como no cofre do hotel, na mala no hostel, na sua carteira e também via e-mail.

Tipos de Passaporte:

  1. Passaporte comum (cor azul) é disponibilizado para todo cidadão civil nato ou naturalizado no país, e provavelmente o que você irá requerer.
  2. Passaporte oficial ou diplomático (cores verde e vermelho, respectivamente) para pessoas que tenham um cargo ou missão oficial, emitido pelo Ministério das Relações Exteriores.
  3. Passaporte para estrangeiros (cor amarela) para pessoas apátridas, com nacionalidade indefinida, estrangeiros legalmente registrados no Brasil, asilados no país, refugiados, nacional de país que não tenha representação diplomática ou consular no Brasil e estrangeiro comprovadamente desprovido de qualquer documento de identidade que não possa comprovar sua nacionalidade.
  4. Passaporte de emergência (cor azul-celeste) é concebido para quem solicitou seu passaporte normalmente mas não pode esperar o prazo de retirada comum, sendo que viagem a turismo não entra nesse quesito. As situações emergenciais são aquelas em que não teria como prever antecipadamente, como catástrofes naturais, conflitos armados, viagem por motivo de saúde, para proteger um patrimônio, necessidade de trabalho, ajuda humanitária, interesse da Administração Pública e qualquer outra situação em que não haja previsão. Se o motivo for por descuido não será emitido esse tipo de passaporte.
  5. Laissez-Passer (cor marrom) concedido para estrangeiros de países que o Brasil não tem relação diplomática.

Qual a documentação necessária para tirar um passaporte comum?

  • Documento de identificação atualizado, em bom estado de conservação, se for menor de 12 anos pode apenas apresentar uma certidão de nascimento original. Lembrando que se seu nome ou sobrenome foram alterados a qualquer tempo, precisará levar certidões originais demonstrando todas essas mudanças. Leve mais de um documento com nome completo, foto, filiação, data e local de nascimento e assinatura. Se você nasceu no exterior, leve cópia autenticada da sentença de opção de nacionalidade ou certidão original do registro de nacionalidade.
  • Estar regular na situação eleitoral, podendo ser exigido título de eleitor e comprovantes de votação ou justificativas. Na falta de comprovante, pode levar apenas a certidão de quitação eleitoral que você pega no site do TSE.
  • Para pessoas do sexo masculino, precisam comprovar que estão regular com o serviço militar obrigatório.
  • Para os naturalizados brasileiros, certidão de naturalização original.
  • Caso tenha um passaporte anterior, levar.
  • CPF
  • Para indígenas, levar a carteira de identidade do indígena ou declaração da FUNAI.
  • Comprovante bancário do pagamento da GRU que será emitida referente à taxa de emissão do documento depois de preencher o formulário solicitando o passaporte pelo site da Polícia Federal.

Quais os documentos para menores de idade?

  • Autorização dos pais ou responsável legal (lembrando que o menor precisa comparecer no dia do atendimento) conforme os modelos do site da Polícia Federal. Você pode colocar no próprio passaporte da criança uma autorização de viagem, porém no meu caso –  sou tutora da minha irmã – eu não pude colocar essa autorização no passaporte dela, apenas pude dar autorização para emitir o documento.
  • Certidão de Óbito original do genitor falecido, se for o caso.
  • Documento de identificação original dos pais ou responsável legal.
  • Em caso de adoção, clique no link acima para ver mais detalhes sobre a documentação.
  • O menor emancipado tem que apresentar sua certidão de nascimento com a averbação da emancipação ou certidão de casamento.
  • Menores de 03 anos precisam levar fotografia.

Para ver toda documentação exigida em cada tipo de passaporte com detalhes, entre nesse link da Polícia Federal.

Validade do passaporte brasileiro:

Para menores de 02 a 03 anos de idade: 03 anos de validade.
Para menores de 03 a 04 anos de idade: 04 anos de validade.
Para menores de 04 a 18 anos incompletos: 05 anos de validade.
Para maiores de 18 anos: 10 anos de validade.

Não existe renovação ou 2ª via de passaporte, toda vez que ele vencer ou qualquer outra coisa, o processo é de requerer novo passaporte, como na primeira vez.

Para solicitar seu tão sonhado passaporte clique aqui para preencher o formulário. No final irá disponibilizar a GRU para ser paga – fique atento a data de vencimento! O valor dela até a data de hoje (mai/19) é de R$ 257,25.

Depois de 02 ou 03 dias após esse pagamento, você poderá agendar o atendimento presencial, onde você precisará levar todos os documentos solicitados, comprovante de pagamento da GRU e de agendamento. Chegue no mínimo 15 minutos antes. Quando acabar, é só aguardar o prazo estipulado para entrega do seu passaporte no local e horário indicados. Somente o titular poderá pegá-lo, apresentando documento de identidade, impressão digital e assinatura.

Para tirar qualquer dúvida, entre aqui no site da Polícia Federal sobre passaportes, onde tem informações detalhadas, números de telefones e todos os links para solicitar passaporte, reagendar atendimento e mais. Todas as informações aqui do blog foram retiradas do próprio site da PF.

LEIA MAIS:
Como tirar o visto americano

 

Você pode gostar

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *