“Olha que coisa mais linda mais cheia de graça…” – fica impossível caminhar por Ipanema e não cantarolar esse hino do Rio de Janeiro em nossa cabeça ao menos uma vez na vida. A gente se sente em uma novela, provavelmente de Manoel Carlos, quando anda por ali. Ainda mais porque o Leblon está lá, coladinho em Ipanema, fazendo com que quem ande pela orla da praia, confunda os dois bairros.
Aqui separo 10 coisas para fazer e conhecer nesses dois conhecidíssimos bairros do Rio de Janeiro.
1. Praia do Arpoador + pôr do sol:
Uma praia bem pequeninha, que fica entre a Praia do Diabo e a Praia de Ipanema, bem requisitada por surfistas que gostam das ondas ali presente.
Porém, a cobiça dos turistas pela área não é bem pela praia em si, mas sim pelas pedras onde podemos sentar, abrir um biscoito Globo, tomar um mate e apreciar um pôr do sol inesquecível.
A vibe é tão “good” que até aplaudem a despedida do Astro Rei. Ponto imperdível mesmo, não pode deixar de fora esse momento.
Espero que o tempo esteja bom quando for, eu já peguei alguns cenários distintos ao longo dos anos visitando a cidade maravilhosa.
2. Estátua de Tom Jobim:
Assim como Copacabana é “lar” de Drummond e Caymmi, nada mais justo do que Ipanema homenagear o eterno apaixonado pela “Garota de Ipanema”, Tom Jobim.
Logo no começo da praia, assim que sair do Arpoador, você poderá encontrar a estátua do cantor e compositor.
3. Feira Hippie de Ipanema:
Uma feira que vale muito a pena conhecer, funciona todos os domingos das 07 as 19 horas.
O começo foi em 1968, em plena ditadura militar. A Praça General Osório se tornou um ponto de encontro para artistas plásticos e artesãos.
Uma das características mais marcantes são os hippies e mochileiros vindos de diversas partes do Brasil e do mundo envolvidos com o movimento hippie da época.
No início, os expositores não tinham barracas; colocava-se um pano no chão e cada um colocava seus trabalhos de forma bem espontânea. Na verdade era como se fosse uma grande família, todos se ajudando mutuamente.
Com o passar dos anos a feira com seus pintores e artesãos e toda aquela diversidade de trabalhos tornou-se conhecida internacionalmente, sendo visitada por turistas e apreciada por todos, ela confere um toque especial à Cidade Maravilhosa. (via site oficial)
4. Toca do Vinicius:
À primeira vista uma livraria e loja de discos que vai te surpreender com muita historia da Bossa Nova. Acredito que valha muito a pena dar uma passadinha pra conhecer, conversar com o proprietário que irá te contar muitas curiosidades e apreciar um pedaço da nossa cultura.
A pequena loja fica no bairro de Ipanema a alguns passos do Bar Garota de Ipanema onde nasceu a famosa canção. Um passeio nem tão conhecido mas muito gostoso de fazer.
5. Praia de Ipanema:
Ipanema é uma praia super badalada, impossível de encontrar vazia em qualquer época do ano. Muitos hotéis e hostels estão espalhados pelo bairro e pela orla. Entre aqui e Copacabana, prefiro Ipanema para tomar banho de mar.
A praia leva uma fama de em cada posto ser encontrado um tipo de “tribo”.
Explico: os primeiros postos do bairro, de números 08 e 09, dizem ser para um público mais jovem, LGBTQ+, legalize e good vibes. Já o último posto de Ipanema, o 10, dizem que é mais frequentado por moradores da região.
Mas essa regra não fica tão bem aplicada em tempos de feriados e datas comemorativas onde muita gente frequenta a cidade e se instala no canto que puder.
6. Praia + Mirante do Leblon:
O canto que eu mais gosto de aproveitar entre as principais praias da zona sul, definitivamente é o do Leblon, marcado pelos postos 11 e 12. Geralmente é um pouco mais tranquilinho que o resto da praia que divide na Av. Niemeyer.
Além disso, no final dela fica o Mirante do Leblon em um deck de onde se tem uma bela visão até do Arpoador, do Cristo e do Morro Dois Irmãos.
7. Comer um bolo no Colher de Pau:
Dizem as boas (ou más – não sei) línguas que é um dos melhores brigadeiros do Rio de Janeiro. Eu já comi, achei gostoso mas não derreti de amores.
De qualquer maneira, a casa de confeitaria é referência no bairro e se você for uma formiguinha, vale a pena experimentar e escolher de qual lado está: dos que acham o melhor bolo do mundo ou dos que já experimentaram melhores.
Dica: peça bastante calda no bolo! E se possível, sente e tome um café.
8. Trilha do Morro 2 Irmãos:
Eu nunca fiz, mas dizem que a trilha é de nível médio, possui um 1,5 km de percurso e conta com uma vista da orla das praias da zona sul de tirar o fôlego, além de outros visus maneiros que terá lá de cima.
Quem fez a trilha e conta com detalhes sobre ela, é a Maiara do blog Meu Destino é Logo Ali.
Aliás, qualquer trilha no Rio de Janeiro irá te presentar com uma vista linda. A trilha começa no campo de futebol da comunidade do Vidigal e a melhor maneira de chegar até ali é de moto táxi. Existem várias agências que também fazem o trajeto guiado.
Não esqueça de passar protetor solar, usar calçado e roupa apropriados, levar água e lanche, e contemplar a natureza bela da cidade maravilhosa.
9. Café da manhã no Espaço 7zero6:
Localizado na orla da praia de Ipanema, o Praia Ipanema Hotel possui em sua cobertura, na área da piscina, o Espaço 7zero6, onde reservam mesas para um delicioso café da manhã. E quando falo delicioso, quero dizer diviiiiino.
Pagamos R$ 100,00 por pessoa na época, mas foi uma daquelas coisas que uma vez na vida valeu a pena sabe? Gostaria inclusive de voltar!
A Gi também ficou apaixonada e diz que foi o melhor chocolate quente da vida.
Fora a vista para a praia e para a Lagoa Rodrigo de Freitas que se tem enquanto toma a primeira refeição do dia.
10. Bar do Jobi:
Um dos bares mais tradicionais do Leblon, frequentado por turistas e cariocas que lotam a calçada em frente ao bar. Servindo desde petiscos a pratos mais elaborados, com certeza algo ali irá te agradar.
Para quem gosta, o chopp de lá é bem recomendado também.
BÔNUS: Ilhas Cagarras!
Um arquipélago que fica em frente a Praia de Ipanema mas a uma distância considerável. É linda e uma ótima parada para mergulho, além de ser mais um passeio pouco conhecido na cidade.
Embora ela fique em Ipanema, minha recomendação é fechar um passeio de lancha que sai da Marina da Gloria com a empresa Rio Island Boat Tour, parceira do blog que eu super recomendo depois de ter feito um passeio com eles e constatar a preocupação que tem com o cliente.
Eles te levarão a conhecer outros cantos da cidade maravilhosa, claro, com parada nas Ilhas Cagarras e também em Niteroi, além de oferecerem como cortesia água, refri e cerveja.
[…] TAMBÉM:05 passeios imperdíveis no bairro da UrcaHospedagem no Rio de Janeiro10 lugares para conhecer entre Ipanema e Leblon05 coisas para fazer em Copacabana07 praias para conhecer no […]
Ju, suas 10 dicas do que fazer em Ipanema e no Leblon estão perfeitas. Um passeio super carioca, adorei.! Parabéns pelo post