Roteiro Chapada dos Veadeiros 4 dias – DE CARONA

roteiro chapada dos veadeiros 4 dias de carona

Um roteiro de 4 dias pela Chapada dos Veadeiros, nessa viagem de carona que fiz pela região com preços da entrada em cada atrativo.

Essa não foi uma viagem que planejei muito, apenas deixei levar. Como disse no post de Goiânia, encontrei uma passagem aérea São Paulo x Goiânia por R$ 220,00 e aproveitei a promoção.

Dá para encontrar preços assim em vários momentos, criando alertas de passagens para os destinos de interesse em sites como o Passagens Promo.

Seguros Promo

Portanto, meu roteiro de 4 dias pela Chapada dos Veadeiros iniciou na capital goiana. Sendo que a maioria das pessoas partem direto de Brasília. Mas com uma promoção dessas, valeu a pena o deslocamento maior.

Lembrando que essa viagem foi feita em um ritmo mais despreocupado, principalmente por estarmos viajando de carona.

LEIA TAMBÉM:
Como ir para a Chapada dos Veadeiros

Fizemos o que deu, de acordo com as possibilidades que tínhamos e não nos preocupamos muito em precisar ir até um ponto turístico só porque é o mais famoso. Preferimos curtir o que cada dia nos trazia de acordo com nossas possibilidades!

► Se eu pudesse, teria ficado ao menos 7 dias pela Chapada, pois são muitos atrativos e fica difícil visitar todos.

Roteiro Chapada dos Veadeiros – 4 dias!

DIA 01: Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela

roteiro chapada dos veadeiros 4 dias de carona

Estávamos hospedadas na Vila de São Jorge e nesse dia choveu muito durante a manhã. Uma das coisas que aprendemos na Chapada é que se chover pela manhã, é muito provável que o céu limpe durante a tarde. E vice-versa.

Ao parar a chuva, era mais de meio-dia e esse é o horário máximo para entrar no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Assim, fomos para o plano B do dia.

Fomos andando da Vila de São Jorge até a entrada da trilha do Mirante, sendo 4 km de subida, onde passamos, inclusive, pela bifurcação que levaria até o Parque Nacional.

roteiro chapada dos veadeiros 4 dias de carona

O problema é que já era tarde, chegamos 15h30 lá em cima e o porteiro da trilha não recomendou que fôssemos até o Mirante da Janela, porque seria perigoso voltar da trilha a noite sem guia. E estávamos somente eu, a Yara (minha amiga que me acompanhou na viagem) e a Bárbara (uma guria que conhecemos no meio do caminho).

Chapada dos Veadeiros sem carro

Mas estávamos ali e decidimos seguir apenas parte da trilha que chega até a Cachoeira do Abismo.

Inclusive a trilha até a cachoeira é bem tranquila.

A cachoeira é uma delícia, em tons dourados e foi ótima para relaxar.

Deve ser ainda melhor curtir suas águas na volta do Mirante.

roteiro chapada dos veadeiros 4 dias de carona

A graça é realmente seguir da cachoeira para o Mirante da Janela, que é realmente incrível, com uma vista surreal.

Segundo a Maiara, do blog Meu Destino É Logo Ali, a trilha de 10 km é de alta complexidade.

Foto: Maiara Barbosa/Meu Destino é Logo Ali

Viajar de forma despreocupada tem dessas coisas e acabamos deixando de lado o “tem que ir”, aceitando o que pode acontecer no momento.

Numa próxima viagem pra lá, porém, farei a trilha completa.

Para voltar da trilha, conseguimos carona com um casal que estava curtindo a Cachoeira do Abismo junto com a gente.

ENTRADA: R$ 20,00.
Somente no dinheiro.
A trilha para a Cachoeira do Abismo é a mesma do Mirante da Janela.

A janta nesse dia foi no Restaurante Buritis, na Vila de São Jorge e ele funciona muito como o Spoleto, onde escolhemos a massa, molho e os ingredientes para acompanhar.

A porção é muito bem servida.

E o preço é muito bom: R$ 22,00, com direito a repeteco!

DIA 02: Parque Nacional | Trilha Vermelha | Cânions e Cachoeira dos Cariocas

roteiro chapada dos veadeiros 4 dias de carona

Nesse dia amanheceu super ensolarado. Tomamos café da manhã e partimos bem cedo para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Descontos para a sua viagem!

Pegamos carona na saída da Vila de São Jorge até o Parque Nacional. Descobrimos, ao chegar, que nem precisava, pois é muito perto e dá para ir andando numa boa.

Chegando na entrada do Parque, precisamos assinar um termo de responsabilidade e assistir um pequeno filme que conta melhor sobre cada trilha disponível lá dentro.

Só depois vamos para a bilheteria comprar o ingresso de entrada ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

roteiro chapada dos veadeiros 4 dias de carona

Entrada: R$ 18,00 para brasileiros. R$ 27,00 para visitantes do Mercosul. R$ 36,00 para o público em geral.

Aceita dinheiro e cartão de débito ou crédito.

Dentro do parque existem 04 trilhas, todas auto guiadas e identificadas por setas coloridas. Nesse dia seguimos as vermelhas, que nos leva aos Cânions e Cachoeira dos Cariocas.

As outras trilhas são: SETAS LARANJAS – Travessia das Sete Quedas (aberta apenas na seca – de junho a novembro) com 23,5 km percorridos em 2 ou 3 dias (acampamento no parque), de nível muito pesado; SETAS AZUIS – Trilha da Seriema, bem leve de fazer com 800 m ida e volta em terreno plano; e SETAS AMARELAS – Trilha dos Saltos, Carrossel e Corredeiras, que explico mais abaixo nesse post.

Para voltar de qualquer trilha é só seguir as setas brancas.

O caminho da trilha é lindo demais. E a primeira parada é na Cachoeira dos Cariocas, onde precisamos descer por degraus de pedras íngremes e escorregadios (choveu no meio do caminho) e isso me fez tremer de medo. Já as meninas não reclamaram.

roteiro chapada dos veadeiros 4 dias de carona

Lá embaixo, nessa época de chuva, forma um poço para banho (que é o único possível nessa parada para se molhar).

Por conta da chuva, ficamos pouco na cachoeira por medo de tromba d’água (um fenômeno comum na região nessa época – por isso esteja sempre bem atento e, na dúvida, não arrisque).

Melhor época para visitar a Chapada dos Veadeiros

Seguimos em direção aos Cânions, só que a trilha aqui é de pedras largas porém lisas. Logo, na chuva, estava muito fácil escorregar ali.

Chegamos até onde nos sentimos seguras. Eu parei até antes das meninas que tentaram seguir um pouco mais adiante.

Foto embaçada da chuva que caía

Mas percebemos todas que seria muito perigoso arriscar e ninguém chegou até o final dos Cânions.

A chuva foi tanta, que na volta uma das pontes que passamos estava submersa na água.

Total: 12 km.
Nível: moderado superior.

DIA 03: Loquinhas e Vale da Lua

roteiro chapada dos veadeiros 4 dias de carona

Tomamos café da manhã cedo e depois seguimos para a estrada em São Jorge até um ponto de ônibus que é um ponto de carona.

Queríamos ir para Alto Paraíso, outra cidade que compõe a Chapada dos Veadeiros e uma cidade muito requisitada para quem faz um roteiro de 4 dias pela região.

Conseguimos uma carona direto para Alto Paraíso, que nos deixou no centro da cidade.

Veja qual a melhor cidade para ficar na Chapada dos Veadeiros

De lá, decidimos seguir para o Complexo Loquinhas de cachoeiras, que era o mais próximo para irmos andando. Pedimos informação para seguir até o local e no meio do caminho tem placas indicando por onde avançar.

roteiro chapada dos veadeiros 4 dias de carona

São 4 km para chegar e no meio do caminho um rapaz (Rafael) que estava sozinho nos ofereceu carona, pois também estava indo para Loquinhas.

E assim curtimos juntos o dia inteiro.

Esse dia foi muito especial porque fez sol quente o dia todinho e deu para curtir muito as águas geladinhas.

Entrada: R$ 35,00.
É um dos locais mais caros, mas tem estrutura com deck para caminhar por todo o complexo e são inúmeros poços e cachoeiras em tons esverdeados.

roteiro chapada dos veadeiros 4 dias de carona

Na volta, o Rafa foi almoçar com a gente e paramos no Restaurante Baroque, no centro de Alto Paraíso.

A comida estava muito gostosa. Pedi frango com arroz, feijão, farofa e legumes na manteiga, que custou R$ 26,00.

Depois ficamos no ponto de ônibus que é ponto de carona na saída de Alto Paraíso, perto do portal de disco voador, para voltarmos para São Jorge.

Nós passamos o dia todo no complexo Loquinhas, mas geralmente as pessoas passam metade do dia e depois seguem para outra atração.

Um local ótimo para visitar aqui seria o famoso Vale da Lua, uma das atrações mais visitadas da região. Ela fica na estrada entre Alto Paraíso e São Jorge.

Foto: Maiara Barbosa/Meu Destino é Logo Ali

São rochas que dão a sensação de serem parte da Lua, realmente. E a trilha é fácil com 1,5 km ida e volta.

Entrada: R$ 20,00.

DIA 04: Parque Nacional | Trilha Amarela | Salto, Carrossel e Corredeiras

roteiro chapada dos veadeiros 4 dias de carona

Depois do café da manhã, fomos caminhando até o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, para cumprir nosso último dos 4 dias de roteiro pela região.

Dessa vez seguiríamos as setas amarelas, que nos levam para a Cachoeira dos Saltos, para o Carrossel e as Corredeiras.

O trâmite da entrada e o preço do bilhete são os mesmos do segundo dia.

A primeira parada é no Mirante do Salto do Rio Preto, a mesma cachoeira que avista-se do Mirante da Janela. Ela possui 120 metros de altura e é muito impressionante.

roteiro chapada dos veadeiros 4 dias de carona

Depois chegamos na Cachoeira do Garimpão, que, embora não seja tão grande quanto a do Saltos, também impressiona por sua força.

Aqui pode nadar, mas precisa tomar cuidado para não ultrapassar a corda que delimita o espaço seguro para ficar na água.

Depois de mais uma caminhada, chegamos na Cachoeira Carrossel, também do Rio Preto.

Aqui podemos contemplá-la através de um mirante.

roteiro chapada dos veadeiros 4 dias de carona

Embora nesse dia tenha feito sol o tempo inteiro (amém!), a trilha foi bem puxada. Por vários momentos passou na minha mente: “O que eu estou fazendo aqui, não vou aguentar retornar”, mas também no fim da trilha eu estava em êxtase por ter conseguido finalizá-la.

Como foi viajar sozinha pelo Pará

Eu estava acabada e, se houvesse mais dias, o próximo seria para descansar totalmente.

O final é destinado às Corredeiras do Rio Preto, que forma uma prainha onde podemos recarregar as energias e tomar um último banho.

Para quem tem dificuldade de locomoção, há a possibilidade de ir direto para as Corredeiras por meio de uma trilha curta em uma passarela de madeira.

Inclusive há estacionamento dentro do parque para cadeirantes.

Total: 12 km.
Nível: pesado.

Quando descemos do Parque Nacional até São Jorge, decidimos parar para comer no Restaurante Luar com Pimenta e recarregar as energias.

Lá tem comida, hambúrguer, pizza e muito mais. Eu fui logo de um lanche com batatas fritas que custou R$ 32,00 e estava divino.

Roteiro na Chapada dos Veadeiros em 4 dias | E a Cachoeira Santa Bárbara?

Provavelmente nesse post de roteiro de 4 dias pela Chapada dos Veadeiros, você tenha sentido falta de um dos locais mais famosos e desejados que é a Cachoeira de Santa Bárbara.

Com aquela água cristalina em tons de azul turquesa, ela está em 100% dos roteiros na Chapada.

Infelizmente fomos em época de chuva e soubemos durante nossa estadia por lá, que a água da cachoeira estava turva e não estava valendo muito a pena visitá-la.

Desapegamos e deixamos pra lá. Isso não iria afetar nossa viagem, que estava muito incrível.

Foto: Maiara Barbosa/Meu Destino É Logo Ali

Mas para que você possa se planejar: a Cachoeira Santa Bárbara fica na cidade de Cavalcante (90 km de Alto Paraíso), dentro da Comunidade Quilombola Kalunga no Engenho II.

Aqui é um local em que é obrigatório contratar um guia. Lá na comunidade eles cobram R$ 100,00 para um grupo de até 6 pessoas. Fora a entrada da cachoeira que é cobrado R$ 25,00.

A cidade de Cavalcante também faz parte da Chapada dos Veadeiros e detém 60% do território do Parque Nacional.

NÃO IMPORTA QUAL TRILHA VOCÊ FAÇA, LEVE UM LANCHE, FRUTAS E SNACKS PARA SE ALIMENTAR DURANTE O DIA.

E NÃO ESQUEÇA DA ÁGUA! É MUITO IMPORTANTE MANTER-SE HIDRATADO!!

O calor na região pode ser cruel.

Juliana Saueia

Juliana é atriz, escritora e bacharel em Direito. Vive com os pés na estrada e a cabeça em outros planetas.

Você pode gostar...

15 Comments

1. Eu adorei esse roteiro pela chapada dos veadeiros, esse Mirante do Salto do Rio Preto é a coisa mais linda !!! Amei o seu post, super completo e cheio de dicas boas.

1. O Mirante do Salto do Rio Preto, nesse roteiro de 4 dias pela Chapada dos Veadeiros, é realmente lindo viu? Eu perdi o fôlego quando cheguei nele de tão encantada que fiquei.

2. normeide neto de carvalho

Fui a Chapada dos Veadeiros há muito tempo atrás. Revivi tudo agora com você, lendo o seu post sobre o roteiro de 4 dias por lá, e deu muita vontade de voltar lá.

3. Já salvei seu roteiro pela chapada dos veadeiros. Ainda não conheço mas quero muito ir em breve.

4. Adorei seu Roteiro de 4 dias pela Chapada dos Veadeiros. Eu estou louca para conhecer em família e certamente faremos muitas trilhas, as mens complexas, claro! Adorei saber como são as trilhas, já saberei escolher quais fazer!

1. Ah, vai ser uma viagem linda para todos da família. Com as crianças é melhor já saber mesmo direitinho quais as melhores opções e montar seu roteiro pela Chapada dos Veadeiros de uma forma que aproveitem muito!

5. Letícia Carlos Giacomin

Amei seu post sobre o Roteiro Chapada dos Veadeiros 4 dias e de carona, Juliana! Lendo seu roteiro e vendo suas fotos eu fico me perguntando: como tem lugares assim, maravilhosos, no Brasil e eu não conheço? Um grande estímulo para viajar mais por aqui! Obrigada!

1. Oi Leticia, nossa, sim! O Brasil é gigante e tantas opções lindas de turismo né? Eu fico boba com as maravilhas naturais que temos por aqui!

6. Aline Laudelina Pires

Menina que roteiro fantástico! Fiquei maravilhada com todos os lugares que você foi e adore o preço da comida (bom os preços né?). Você acha que dá para ir com crianças?

1. Oi Aline, super dá pra fazer um roteiro pela Chapada dos Veadeiros com crianças. Claro que precisa adaptar porque alguns locais são de trilhas pesadas, mas tem outros que o acesso é de carro até praticamente o local a ser visitado como o Complexo Loquinhas que, por exemplo, para caminhar é todo por cima de uma estrutura de deck bem tranquila de caminhar.

7. Ângela Martins

Quero muito conhecer a Chapada dos Veadeiros. Tive de cancelar a viagem em virtude da pandemia. Adorei as dicas desse roteiro de 4 dias e as informações sobre as trilhas!

8. Nossa, que delícia esse roteiro de 4 dias pela Chapada dos Veadeiros, ainda mais de carona. Tudo de bom! Fiquei com vontade de fazer o mesmo.

9. Muito bom seu Roteiro de 4 dias pela Chapada dos Veadeiros, o que mais me chamou a atençnao foi sem duvida o fato de ter sido de caronam rsrs… arrasou!

10. Que lugar maravilhoso! Simplesmente amei suas dicas e Roteiro Chapada dos Veadeiros 4 dias, você acha que é tranquilo fazer com crianças?

1. Oi Van, dá sim para ir com crianças para a Chapada dos Veadeiros, optando por atrações do roteiro que não exijam muitos km de caminhada. No parque nacional, por exemplo, a Trilha da Seriema são 800 metros de caminhada ida e volta em terreno plano. O complexo Loquinhas tem deck para caminhar e vários poços deliciosos. Até o Vale da Lua acho que dá para ir com as crianças.