Descubra as opções turísticas e o que fazer em Itanhaém, uma cidade do litoral sul de São Paulo que conta com 26km de extensão de praias, baías, pequenas enseadas, costões rochosos e ilhas.
Itanhaém foi uma das primeiras cidades do Brasil, fundada em 1532 e está localizada a 90km da capital paulista e fica entre as cidades de Mongaguá e Peruíbe.
VEJA TAMBÉM:
07 praias para conhecer no Rio de Janeiro
COMO CHEGAR DE ÔNIBUS: a cidade conta com uma rodoviária e para quem sai de São Paulo/SP, a melhor forma para chegar é pegando um ônibus da Viação Piracicabana na rodoviária do Jabaquara, colada a estação de metrô de mesmo nome da linha 1-azul e custa R$ 51,00.
COMO SE LOCOMOVER EM ITANHAÉM SEM CARRO:
Itanhaém possui ônibus caso precise, mas uma das formas mais divertidas de se locomover pela cidade é via Trenzinho. Ele custa R$ 3,50 e percorre a cidade desde o bairro de Suarão até Bela Vista, passando pelo centro da cidade e a Praia do Sonho.
Outra forma muito utilizada pelos moradores são as bicicletas. A cidade é plana e muito tranquila de pedalar.
O que fazer em Itanhaém
Aqui nesse post forneço as principais atrações sobre o que fazer em Itanhaém, mas além de todas essas opções há, ainda, outras praias, cachoeiras, passeios de barco, pontos de mergulho próximo a ilhas e visita a aldeias indígenas.
E sendo uma cidade litorânea não temos como começar por outro lugar a não ser pelas praias.
Praia dos Sonhos
Uma ótima praia para tomar banho de mar, sendo uma das mais famosas de Itanhaém. São 800m de extensão e possui um calçadão e uma ciclofaixa em sua orla.
Daqui pode-se chegar caminhando a outros pontos turísticos bem famosos da cidade e que estão em toda lista sobre o que fazer em Itanhaém. Falo abaixo sobre eles.
Praia dos Pescadores, Estátua “Mulheres de Areia” e Ilha das Cabras
Essa praia fica entre o Rio Itanhaém e a Praia do Sonho, podendo ser acessada por esta última andando – é só seguir reto pela areia da praia em direção ao lado esquerdo dela.
O nome da praia se dá pelos pescadores artesanais que chegam aqui de suas pescarias.
É uma praia muito conhecida por ter servido de cenário para as gravações da primeira versão da novela Mulheres de Areia, aquela das gemêas Ruth e Raquel (interpretadas por Eva Wilma na primeira versão e Gloria Pires na segunda) e do Tonho da Lua. Este último, na novela, realizava esculturas de mulheres feitas de areia e no canto direito da praia fizeram um monumento em homenagem a essas esculturas.
Quase em frente à escultura Mulheres de Areias fica a Ilha das Cabras, que em dias de maré baixa é acessível aos banhistas.
Prainha das Conchas
Essa praia fica localizada do lado direito da Praia do Sonho, bem pertinho, e para acessá-la precisamos subir as pedras que ficam ali no final da areia.
Ela é bem pequenininha e não dá para ficar se banhando no mar, mas é bem fofa e conta com a areia recheada de conchas. Por isso mesmo vá de chinelo porque pode machucar seus pés, já que quase não vemos areia pelo tanto de conchinhas ali.
Praia de Itanhaém
É a mais extensa com 10,5km de praia e passa por diversos bairros, no que cada parte os moradores costumam chamar aquele pedaço da praia pelo bairro em que se encontra: Praia do Tombo, Centro, Praião, Satélite, Nova Itanhaém e Suarão.
Do lado esquerdo a praia faz divisa com Mongaguá, do lado esquerdo ela finaliza no Rio Itanhaém e aqui temos um bom banho para tomar, onde as águas do mar e do rio se juntam.
Na rua da frente do encontro do mar com o rio encontra-se um letreiro de Itanhaém.
Possui quiosques (alguns com parquinhos) e orlas para caminhar ou andar de bicicleta, no verão fica extremamente lotada.
Cama de Anchieta e Gruta Nossa Senhora de Lourdes
Um passeio gostoso para quem procura o que fazer em Itanhaém e que tem duas formas de chegada: a primeira pode-se acessar via passarela, sendo acessível para quem tem dificuldade de locomoção, e a segunda pelas pedras, que se torna mais dificultosa.
Na Praia das Conchas, do seu lado direito, existem mais pedras e se você quiser subir nelas e caminhar, vai chegar na Cama de Anchieta. Porém deve-se ter cuidado.
Já a passarela está do outro lado da Cama de Anchieta e começa na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, localizada entre as Praias do Sonho e Cibratel, na Praia da Gruta. Todos os dias 11 de cada mês os fiéis celebram missa no local.
Próxima à Gruta fica outro letreiro de Itanhaém.
Da Gruta vemos uma passarela de 220m e é só seguir por ela que acabará em frente à Cama de Anchieta. Pela passarela vemos a história do Padre Anchieta sendo contada.
A Cama de Anchieta, uma formação rochosa, ficou famosa por ser o local que o Padre José de Anchieta passava algumas horas de seu tempo meditando, lendo, orando e criando poemas durante sua passagem pela cidade na época em que tentava catequisar os indígenas. Ao menos é o que dizem.
Concordando ou não com essa história de catequização e com a veracidade da lenda, o lugar é bonito ao menos para render algumas fotografias e passar um tempo vendo as ondas baterem nas pedras.
Centro Histórico – O que fazer em Itanhaém além das praias
O centrinho de Itanhaém é uma ótima pedida para visitar, conta com vários restaurantes, barzinhos, feirinhas e sorveterias em seu entorno.
Ali encontramos a Igreja Matriz de Sant’Anna, construída em 1645 em estilo colonial e o Museu Conceição de Itanhaém (antiga Casa de Câmara e Cadeia), onde conhecemos a história de Itanhaém no período da formação cultural e histórica do Brasil. A cidade foi conhecida como “Cabeça de Capitania”.
Fazendo parte deste centro histórico, também, fica o Convento Nossa Senhora da Conceição, no alto do Morro do Itaguaçu, acessado pelo centro da cidade a partir de uma rampa de 25m, formando os “Arcos do Convento”.
As fotos abaixo são da minha primeira visita ao convento, ainda criança.
Essa é a construção mais antiga da cidade, de 1639, e a primeira capela do Brasil em louvor à Nossa Senhora da Conceição, sendo uma das primeira igrejas do Brasil e tombada pelo IPHAN desde 1942.
Lá dentro temos imagens de quatro santos do pau-oco, a pia batismal e uma cela que eram os quartos onde as freiras e os franciscanos dormiam.
Morro do Paranambuco e Morro do Sapucaitava – O que fazer em Itanhaém além das praias
O Morro do Paranambuco conta com duas grandes rochas chamas de “Portal Místico”, onde dizem que quem passar por elas vai deixar para trás toda negatividade possível.
O acesso pode ser feito por carro, via rua asfaltada, ou por uma trilha que começa na Praia da Gruta, aquela da Gruta Nossa Senhora de Lourdes.
De lá de cima podemos avista as Praias do Sonho e Cibratel, e as Ilhas Queimadas Grande e Pequena. Nas caixas d’água, do lado de fora, fizeram painéis sobre a vida do Padre Anchieta.
Já o Morro do Sapucaitava tem uma mata com quase 100% de sua característica original. O que não a faz 100% foram as construções do Iate Clube e algumas residências.
A trilha dá acesso à Praia da Saudade (uma praia fluvial) e os mirantes dão vista para a Praia dos Pescadores e a costa marítima.
Onde se hospedar em Itanhaém
Itanhaém é uma cidade que eu visito desde que nasci e sempre fico no bairro de Suarão. Ali tem uma pracinha com igrejinha, campo de futebol, parquinho e casinhas de artesãos para comprar lembrancinhas.
De Suarão sai o trenzinho para o centro da cidade, mas de lá também é fácil ir pedalando de bicicleta.
Porém, se hospedar no centro pode ser uma boa localização para fazer muitas coisas a pé.
Eu indico olhar no site do Booking para ver as diversas opções de hospedagem em Itanhaém, com notas de outros hóspedes.
*As informações desse post foram retiradas do Portal de Turismo da Prefeitura de Itanhaém
Obrigada. JU. Já estive em Itanhaém algumas vezes, mas não visitei tudo. Gostei das dicas e vou voltar.