Colonia del Sacramento é a cidade mais antiga do Uruguai, repleta de história, fofura e muito o que fazer em um local que também é banhado pelo Rio da Prata, como Montevideo e Buenos Aires.
Ela está a pouco mais de duas horas da capital uruguaia, mas também pode ser visitada a partir da capital argentina por ser o pedaço de terra do Uruguai mais próximo à Argentina.
Existem algumas empresas de barco que fazem o trajeto, como a Buquebus.
Colonia também é conhecida como a Paraty uruguaia pelo charme que ambas tem, afinal são encantadoras, românticas e fotogênicas.
Como chegar em Colonia del Sacramento
Peguei um ônibus em Montevideo pela empresa COT, durando em média duas horas de viagem, que passou bem rápido.
A viagem foi bem tranquila e aproveitei que o Wi-fi funcionava muito bem no ônibus para verificar hospedagem pela cidade.
LEIA TAMBÉM:
O que é um hostel e como funciona
Hospedagem em Colonia del Sacramento
A minha intenção era ficar no El Viajero, um dos mais bem recomendados da cidade, porém minha grana estava curta (Colonia foi minha última parada antes de voltar pra casa), então encontrei outro hostel mais acessível: El Español.
Paguei 390 pesos na diária em 2016. O hostel é grande e o quarto que fiquei tinham 10 camas e somente eu dormindo ali.
A instalação não me pareceu muito nova, tinha cheiro de casa antiga, mas como haviam pintores por lá todos os dias, deveriam estar repaginando tudo.
A localização era boa, fiz tudo a pé a partir dele. Se bem que em Colonia é difícil precisar se locomover de outra maneira.
Toda vez que viajo, minha primeira opção para buscar hospedagem é o Booking.com, um site que é queridinho de muitos outros viajantes também.
Por lá podemos comparar os preços de várias hospedagens, desde um hostel até grandes redes hoteleiras, além de verificar tudo que cada acomodação oferece ao hóspede.
Há muitas opções de hospedagem com cancelamento gratuito, o que, particularmente, eu gosto demais e dou prioridade na hora de realizar minha reserva.
Outra coisa muito bacana, é que quanto mais você reserva por lá, vai conseguindo maiores descontos nas próximas vezes com o programa de fidelidade da Booking, o Genius.
PROCURE MAIS OPÇÕES DE HOSPEDAGEM EM COLONIA DEL SACRAMENTO AQUI
O que fazer em Colonia del Sacramento
Portón de Campo:
É um bom ponto inicial para conhecer a cidade.
É a porta de entrada para a Cidade Velha e que antigamente servia de proteção contra os inimigos. Ainda conseguimos ver um pedaço da muralha e da ponte que levam ao portão.
Vale a pena passar por lá, que é um dos principais cartões postais de Colonia del Sacramento.
Bastión de San Miguel:
Logo após atravessar o portão, você verá esse forte que defendia as muralhas.
Calle de los Suspiros:
A rua mais famosa da cidade. O motivo? Você escolhe. São várias lendas que contam sobre essa rua.
1. Dizem que uma jovem tinha um romance proibido com um rapaz e um belo dia marcaram de se encontrar nesta rua para fugirem juntos.
Porém ela foi enganada e literalmente apunhalada pelas costas, morrendo e dando seu último suspiro naquela rua enquanto pensava no amado.
Assim, muitos casais atravessam a rua de mãos dadas até o fim para terem sorte no amor.
2. Outra lenda conta que no começo essa rua era tomada por prostitutas que arrancavam suspiros de seus clientes, em sua maioria marinheiros.
3. Já a que mais ouvi contarem é a lenda de que por ali passavam condenados à morte que seriam afogados no Rio da Prata que se encontra no final da rua.
Sendo, portanto, nessa rua que esses homens davam seus últimos suspiros de vida.
Farol de Colonial del Sacramento:
Construído entre ruínas do convento São Francisco.
Você pode subir seus mais de cem degraus e aproveitar de uma vista completa da cidade e do rio.
A dica é subir no pôr do sol, mas atente-se a uma taxa que é cobrada para entrar (não sei o preço mas dizem que é baratinho).
Puerto de Yates:
Um ótimo local para sentar, tomar um sorvete e apreciar a vista do Rio da Prata com os barcos que chegam até lá.
Aqui também é um local onde indicam ver o pôr do sol.
Paseo de San Gabriel:
Já minha escolha para assistir o pôr do sol, no entanto, foi aqui.
Escolhi umas pedras para sentar e deixei o pensamento voar junto com uma das melhores despedida do Astro Rei da minha vida.