Mirante Dona Marta Rio de Janeiro: como chegar, nascer do sol e fotos incríveis

Mirante Dona Marta Rio de Janeiro Como Chegar Nascer do Sol

Estar no Rio de Janeiro e olhar suas paisagens naturais é algo indescritível. Eu já havia visitado o Mirante Dona Marta na minha subida ao Cristo Redentor, durante o dia, e fiquei encantada.

Mas o que acontece ao chegar por ali um pouco antes da primeira luz do sol começar a aparecer é surreal! O nascer do sol visto a partir do Mirante Dona Marta é digno de entoar aos deuses uma lista infinita de gratidão.

Músicas sobre o Rio de Janeiro

O nosso Astro Rei começa a dar seus primeiros vislumbres atrás da Baía de Guanabara e logo já ilumina todo aquele cenário maravilhoso. É de tirar o fôlego! E você consegue acessar de forma gratuita o Mirante Dona Marta.

Como chegar no Mirante Dona Marta

O mirante fica localizado no bairro de Santa Teresa e pode ser acessado de diversas formas.

O que fazer entre os bairros da Lapa e Santa Teresa

A pé

Para chegar ao Mirante a pé, você precisa passar pela comunidade Dona Marta e subir até o seu topo, que conta com um elevador para isso. Dali você começa a trilha que dura entre 30 e 50 minutos dependendo do seu nível de caminhada.

Não recomendo fazer essa trilha sozinho. Procure um guia na cidade.

Como chegar na Ilha de Paquetá

De carro

Essa é a melhor forma de chegar no Mirante Dona Marta. O acesso se dá pelo Cosme Velho, onde você segue em direção ao Corcovado. No caminho aparecerá uma placa indicando o mirante.

Logo encontrará um amplo estacionamento, onde poderá deixar seu carro, ao lado do Mirante.

Mirante Dona Marta Rio de Janeiro Como Chegar Nascer do Sol

De carro de aplicativo

Essa foi a minha escolha.

De onde estava, solicitei um carro de aplicativo digitando como destino o Mirante Dona Marta. O motorista subiu numa boa e nos deixou no estacionamento.

Como a estrada para subir no Mirante é deserta, ainda mais indo no alvorecer, deu um pouco de receio, mas chegando lá estava lotado de pessoas.

Para retornar deveríamos ter combinado com o motorista de nos buscar, mas não fizemos isso. Por lá o sinal não é muito bom, mas minha amiga tinha sua internet funcionando e ela chamou outro carro de aplicativo que subiu e nos buscou, de forma tranquila também.

Como é o Mirante Dona Marta?

Do alto do Mirante Dona Marta temos uma das vistas mais lindas do Rio de Janeiro, de onde contemplamos a Baía de Guanabara, o Pão de Açúcar, a ponte Rio-Niterói, o Maracanã, o Cristo Redentor e tantos outros lugares icônicos da cidade.

Para acompanhar o nascer do sol por lá, fui num sábado. Ao chegar, o local estava lotado de outras pessoas que também ansiavam por contemplar este momento.

O que fazer no Jardim Botânico do Rio de Janeiro

A parte ruim é que todo mundo quer uma foto na hora que o sol está subindo e precisa se espremer um pouco. É aquela história das fotos do Instagram x Realidade.

Mas conseguimos revezar com os outros turistas e cada um pôde fazer seu registro.

Mirante Dona Marta Rio de Janeiro Como Chegar Nascer do Sol

Do outro lado do Mirante Dona Marta fica o Heliponto, que hoje não tem mais utilização, e que nos deixa de frente – longe, mas de frente – com o querido Cristo Redentor.

Por ali também rendem fotos maravilhosas, como no caminho até o Heliponto.

É seguro visitar o Mirante Dona Marta?

Como mencionei, fui em um sábado um pouco antes do alvorecer (o nascer do sol estava marcado para 05h45 então chegamos 05h20 por lá) e, embora a estrada estivesse deserta, o mirante estava lotado de outras pessoas. Muitas delas eram turistas também.

Não me senti com medo, mas recomendo não ir sozinho. Tenha sempre mais pessoas para te acompanhar. Também não recomendaria a ninguém visitar durante a semana, que são dias onde pouquíssimas pessoas devem ir, sendo bem mais deserto o local.

Medo de viajar sozinha: como lidar?

Lá em cima não há nenhum tipo de barraquinha vendendo lanche ou água, portanto pense nisso e leve seus próprios snacks e bebidas. Aliás, avistei várias pessoas com garrafas térmicas com chá e café nelas. Como chegamos em um horário que a temperatura ainda está mais baixa, super combina com a vibe.

Na minha experiência vale muito a pena visitar este ponto da cidade do Rio, que te rende uma visão de cartão postal!

VEJA TAMBÉM: Onde tomar café da manhã no Rio de Janeiro

Juliana Saueia

Juliana é atriz, escritora e bacharel em Direito. Vive com os pés na estrada e a cabeça em outros planetas.

Você pode gostar...

11 Comments

  1. Sonia Pedrosa

    Morei no Rio 15 anos e nunca fui ao morro Dona Marta, acredita? Me programei várias vezes e nunca aconteceu.
    Seu post ativou o meu desejo e vejo que preciso providenciar isso, com urgência. Valeu pelas dicas!

  2. Que ponto turístico maravilhoso!!! Ainda não conheço. Estou apaixonada pela paisagem, por do sol. O
    Mirante Dona Marta no Rio de Janeiro é atrativo que estará em meu roteiro.

  3. O Mirante Dona Marta no sol nascer é impressionante mesmo, surreal. Fomos lá 2018, assim como você já tinhamos ido. É uma nova experiência. Nos tínhamos deixado agendado com uma taxista para nos levar.

    1. Muito boa a dica de combinar com o taxista de pegar no Mirante Dona Marte, ajuda muito no deslocamento e para não ficar preocupado com a volta, se não estiver de carro né?

  4. Nunca fui no Mirante Dona Marta no Rio de Janeiro, mas fiquei louca pra ver esse nascer do Sol pessoalmente.
    Deve ser simplesmente Deslumbrante! Não importa a Câmera, a lente nunca pega da maneira que vemos ao vivo…

    1. Nossa, o nascer do sol no Mirante Dona Marta é inexplicável viu? Recomendo tanto esse passeio pelo Rio de Janeiro!

  5. Adorei seu post sobre o Mirante da Dona Marta no Rio de Janeiro. O Nascer do sol parece ser deslumbrante. Concordo que a melhor maneira de chegar deve ser de carro. Fui pro Rio só quando era criança, Preciso voltar.

  6. Oi. Eu estou querendo ir no mirante em Janeiro, mas na net fala que ele só funciona de 8-17. Como que você chegou lá esse horário? Não tem nenhuma entrada ou coisa assim?
    Será que também consigo chegar lá para o por do sol?
    Obrigado

    1. Oi Camila, então, eu apenas fui (como todas as pessoas que chegaram lá nesse horário). Por ali não possui uma catraca ou entrada controlada por ninguém. As pessoas, para o nascer do sol, sempre vão ali que dá para ter uma vista incrível mesmo, agora sobre o pôr do sol no Mirante Dona Marta não sei te dizer como é, mas creio que consiga chegar sim, sem problemas, da mesma forma.

  7. Nossa que lindo!!! Deve ter sido uma experiência INCRÍVEL!!

    Depois de ver o comentário da Juliana, fui pesquisar e, no site oficial, consta isso:

    – É proibido acessar o Parque fora do horário de visitação sem autorização prévia da administração. Também é expressamente proibido realizar o pernoite, assim como ver o nascer ou o pôr do sol de dentro do Parque justamente porque o plano de manejo estabelece a visitação das 8h às 17h. Essa regra se aplica a todas as áreas dentro do Parque, como o Mirante Dona Marta, Pedra da Gávea, Pedra Bonita, Vista Chinesa, Mesa do Imperador etc.

    Assim, da receio de ir fora do horário, né?!

    1. Oi Fe, siiiim menina, já vi essa nota também.

      Eu acho mega estranho, porque não tem nada lá “fechado”. O acesso ao Mirante é fácil para quem está de carro, inclusive. Eu não iria e não recomendaria ir durante a semana, mas de final de semana (quando eu fui) tinha uma galera lá, inclusive tem um reels no meu instagram que aparece o povo todo. É algo que muita gente vai, já vi até agências e guias que fazem o passeio para ver o nascer do sol no Mirante Dona Marta.

      A prefeitura, se realmente não recomenda, podia até rever isso né? É um baita ponto turístico e um dos lugares mais bonitos para ver o nascer do sol na cidade. Podiam reforçar uma segurança ali durante os finais de semana, pelo menos, sei lá. A quantidade de pessoas (moradores do Rio e turistas) que vão ali é grande. Eu não me deparei com nada no caminho que dissesse “fechado” ou algo do tipo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *