O que fazer no Jardim Botânico – RJ

o que fazer no jardim botânico rj

Venha descobrir o que fazer no Jardim Botânico, um pequeno bairro do Rio de Janeiro que leva o nome de sua atração mais famosa.

LEIA TAMBÉM:
Onde se hospedar no Rio de Janeiro

Não existe estação de metrô no bairro, portanto a maneira mais fácil de se chegar até lá é de ônibus ou uber, caso não esteja de carro.

Se gostar de andar e estiver pelo bairro de Ipanema, você consegue chegar até o Jardim Botânico a pé, tanto o bairro quanto a atração turística, contornando parte da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Inclusive, é um ótimo passeio, podendo até alugar uma bicicleta. O trajeto dura um pouco menos de 01 hora de caminhada.

O que fazer no Jardim Botânico – RJ

– Parque Lage

o que fazer no jardim botânico rj

Com entrada gratuita, esse é um programa muito gostoso de se fazer no bairro do Jardim Botânico, no RJ.

05 coisas (quase de graça) para fazer entre Copacabana e o Leme

O Parque Henrique Lage é um antigo engenho de açúcar. Ele foi tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio histórico e cultural da cidade do Rio de Janeiro.

Podemos conhecer um casarão do século XIX, onde funciona a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, que possui cursos e palestras, dentre outras atividades.

No centro desse casarão fica a piscina, tão famosa em fotos pelo Instagram afora, e ao seu redor um restaurante que funciona para café da manhã, almoço e janta. O café da manhã por ali, inclusive, é bem concorrido.

o que fazer no jardim botânico rj

Sendo um espaço muito agradável e bonito, o Parque Lage reúne cariocas e turistas para sessões fotográficas, piqueniques e atividades ao ar livre que ocorrem em alguns finais de semanas ou feriados.

o que fazer no jardim botânico rj

São 52 hectares de muita natureza e arte. É tudo encantador, tanto as palmeiras, o aquário, os lagos, as ilhas artificiais, as cavernas, quanto estar aos pés do morro do Corcovado.

10 lugares para conhecer entre Ipanema e Leblon

No Parque Lage ficamos em meio à floresta nativa de Mata Atlântica.

Existe, aliás, uma trilha até o Corcovado saindo dali, mas que não é recomendada para iniciantes.

Funciona todos os dias das 08h às 17h.

Já o Bistrô Plage, o restaurante, funciona de segunda a sexta das 09h às 23h, aos sábados das 13h às 23h e aos domingos das 09h às 23h.

Endereço: Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico.
Entrada: gratuita.

– Café da manhã no La Bicyclette

o que fazer no jardim botânico rj

Além do Bistrô Plage, dentro do Parque Lage, um outro local conhecidinho e que é uma boa pedida para tomar um bom café da manhã no Jardim Botânico, é o La Bicyclette.

Você encontra combos para 1, 2 ou mais pessoas. No dia de minha visita fui com a minha irmã e como não estávamos com tanta fome, pedimos o café da manhã para uma pessoa, que nos satisfez.

Nele veio café, alguns tipos de pães artesanais, croissants, geleias, manteiga e nutella. À parte pedimos um suco e um chocolate gelado.

Praias que você precisa conhecer no Rio de Janeiro

Há também a possibilidade de pedir sanduíches, saladas, sopas, combos mais completos de café da manhã e muitas outras opções.

Endereço: Rua Pacheco Leão, 360, loja D – Jardim Botânico.

– Jardim Botânico

Pode colocar Tom Jobim pra tocar e se imaginar numa novela de Manoel Carlos, porque é exatamente assim que a gente se sente andando pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

o que fazer no jardim botânico rj

Aqui é outro ponto excelente para ensaios fotográficos e você encontrará muitos profissionais e amadores fazendo vários clicks em cada cantinho fofo do local.

Como chegar na Ilha de Paquetá

Dos 137 hectares, 55 são abertos ao público e teve sua fundação feita por D. João VI como Jardim de Aclimação e Real Horto.

Também foi tombado pelo IPHAN e definido como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pela Unesco.

São várias trilhas que você pode percorrer, encontrando ao longo do caminho estátuas, chafarizes, fontes, esculturas, vitórias-régias, bustos, ruínas, plantas exóticas, carnívoras e medicinais, e árvores das florestas atlântica e amazônica.

o que fazer no jardim botânico rj

No trajeto há, também, o Museu do Meio Ambiente, Palmeiras Imperiais, lagos, Estufa de Plantas insetívoras, Árvore do Viajante, o Museu Sítio Arqueológico Casa dos Pilões, um Jardim Mexicano, Orquidário, Herbário, o Portal da Antiga Academia de Belas Artes, Roseiral, um Jardim Japonês e tantos outros espaços incríveis.

Horário de funcionamento: segundas-feiras das 12h às 18h e terças à domingos das 08h às 18h.

Preço: R$ 15,00 (inteira), possuindo meia-entrada. Podendo pagar em dinheiro ou cartão de débito.

Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico.

– Cachoeira do Horto

Antes, preciso avisar:
1. Ela não fica exatamente no bairro do Jardim Botânico, mas seu acesso se dá pela Rua Pacheco Leão, e esse sim fica no Jardim Botânico.
2. As fotos são de uma cachoeira no Parque da Tijuca, mas meramente ilustrativas, pois não são da Cachoeira do Horto especificamente.

Bom, a Cachoeira do Horto fica no Parque da Tijuca, que contém outras cachoeiras também, inclusive a mais famosa é a Cachoeira do Chuveiro.

05 passeios imperdíveis no bairro da Urca

No dia que visitei o parque parei em duas cachoeiras aleatórias pelo caminho e, por isso, não prossegui até a do Horto, pois já estava tarde.

Para chegar até ela é preciso fazer uma trilha que é sinalizada mas tem subida íngreme, embora não seja demorada. Leve tênis e água para se hidratar.

MAIS DO RIO DE JANEIRO:

Zona Portuária do Rio de Janeiro
O que fazer na Lapa e em Santa Teresa
Bate e volta Rio x Petrópolis
A cidade que me devolveu os sorrisos

Você pode gostar...

11 Comments

  1. Deyse Marinho

    O Jardim Botânico no Rio de Janeiro é maravilhoso! Amo passeios em meio à natureza e estou com muitas saudades. Adorei todos os atrativos que você elenca aqui. Na minha próxima visita ao Rio, incluirei uma revisita ao Jardim!

  2. Murilo Pagani

    Adorei suas dicas do que fazer no Jardim Botânico. Na minha última visita ao Rio finalmente consegui visitar o bairro e algumas atrações. Me surpreendeu bastante!

    Infelizmente não sabia que o acesso para a Cachoeira do Horto fica por ali, pois poderia ter aproveitado para ir lá também!

    Abraço

  3. Maravilhoso seu post. Eu amo o Jardim Botânico, sempre levava meus filhos pequenos para passear por ai. Suas dicas do que fazer no JB estão 10. Parabéns !

  4. Analuiza Carvalho

    Das (muitas) belezas desse lindo Rio de Janeiro. Já visitei, mas não sabia que tinha tanto o que fazer no Jardim Botânico. Gostei especialmente da ideia do café da manhã, minha refeição favorita. Tentei uma vez no Parque Lage, mas estava tão lotado, que desistimos. 🙂

  5. Aline Laudelina Pires

    Esse bairro é muito especial para mim, por muitos anos passei em frente ao Jardim Botânico e Parque Lage (para ir a Pós e depois para levar meu baby a creche), tenho fotos gravida nos parques, tenho ótimas recordações do meu filho correndo por esses espaços lindos.. Adorei as dicas do que fazer nele e fiquei com água na boca do café da manhã.

  6. Adoro o bairro do Jardim Botanico no Rio!! é muito charmoso e com varias atracoes. viajei ao Rio com seu post e deu pra matar so um pouquinho as saudades.

  7. Susana Spotti

    Me sinto envergonhada de ter ido tantas vezes ao Rio de Janeiro e não ter conhecido o Jardim Botânico. Achei muito legal teu post sobre o que fazer no Jardim Botânico – RJ. as fotos por si só, desvenda quão lindo é o local. Valeu!!

  8. Eu não me conformo que já fui ao Rio tantas vezes e não visitei o jardim botânico! Ele é lindo e cheio de atrações! Adorei muito teu post

  9. Cintia Caciatori

    Eu visitei o Jardim Botânico e achei fantástico! Já o Parque Lage ainda não conheço, acredita? Que vista maravilhosa do Cristo! Quero muito conhecer! Também quero tomar banho na cachoeira do Horto! Abs!

  10. Andrea Santos

    Acho o Rio de Janeiro uma das cidades mais lindas do mundo, e esse Jardim Botânico ainda não pude conhecer, mas quero muito. Obrigada pelo post!!

  11. Eu acho esse Parque Lage lindo demais e é um dos lugares que eu mais quero conhecer no Rio pós pandemia.
    Como o RJ é lindo! O Jardim botânico também está na minha lista. AMO demais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow Me!